Cidadeverde.com

Lula vai copiar Delegacia das Minorias do Piauí para o País

Imprimir
Uma comitiva enviada pelo presidente Lula, da Secretaria Especial de Política de Promoção da Igualdade Racial, chegou hoje em Teresina para ver de perto a experiência da Delegacia das Minorias, a única existente no Brasil. A proposta do presidente é levar o modelo para as capitais do País.
 

O secretário de Segurança, Robert Rios, recebeu nesta quarta-feira, a comitiva. Segundo informações dos integrantes da Secretaria Especial, o presidente Lula quer implantar delegacias de combate ao Preconceito em todo o país a exemplo do que foi feito no Piauí.

Eles estiveram conhecendo as instalações da delegacia em Teresina e ficaram impressionados com o trabalho dos policiais e com as estatísticas de injúria racial. No ano de abertura da delegacia, 2005, foram 34 casos de injúria denunciados. Em 2006, subiu para 74 e, em 2007, 95 casos. De acordo com a delegada de combate ao preconceito, Ana Kátia Victor, a delegacia deu visibilidade aos crimes e as pessoas tiveram coragem de denunciar.
 
A equipe de Brasília foi até a secretaria de segurança conversar pessoalmente com o secretário Robert Rios, responsável pela implantação da delegacia das minorias em agosto de 2005. Apenas em São Paulo existe um núcleo dentro de um distrito que cuida de casos de injúria racial.
 
Estiveram na secretaria de segurança e na delegacia das minorias o secretário adjunto, Elói Ferreira Araújo; Secretário de Planejamento, Martins das Chagas; Ouvidor, Carlos Moura e Secretário Executivo do Ministério da Justiça, Luis Paulo Teles.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: