Cidadeverde.com

Ciro lança candidatura e pretende segundo turno

Imprimir
Os deputados Ciro Nogueira (PP-PI), Aldo Rebelo (PC do B-SP), e Milton Monti (PR-SP) lançaram oficialmente nesta quarta-feira (17), suas candidaturas à presidência da Câmara. O ato de lançamento foi simultâneo, no gabinete da liderança do PSB. Os três candidatos anunciaram que se uniram para provocar um segundo turno nas eleições marcadas para 2 de fevereiro próximo.
 
Ciro Nogueira ressaltou que a estratégia dos parlamentares é atrair, para o grupo, votos que seriam anteriormente contabilizados para outro candidato, provocando um segundo turno na disputa. "No segundo turno, os três deputados se comprometem a apoiar quem conseguir chegar à disputa", declarou.

Disse ainda que "os que temiam o debate, vão ter que enfrentá-lo. Não são acordos externos da Casa que irão determinar quem é o próximo presidente. O regimento assegura qualquer um dos seus 513 parlamentares a pleitear a presidência da Casa".

Ex-presidente da Casa, o deputado Aldo Rebelo destacou que o ato é um compromisso estabelecido entre as candidaturas pela democracia na Casa e soberania dos parlamentares na escolha do seu presidente. "Sabemos que, em qualquer dessas três candidaturas, esses compromissos vão estar representados", afirmou.
 

Processo eleitoral da Câmara
Está marcada para o dia 2 de fevereiro a eleição do presidente da Câmara e dos integrantes da Mesa. A eleição ocorrerá em sessão preparatória, com a presença de, no mínimo, 257 deputados — que correspondem à maioria absoluta dos 513 parlamentares integrantes da Casa, exigida pelo Regimento Interno da Câmara.

Se nenhum candidato obiver, no mínimo, metade mais um dos votos, será preciso um segundo turno, realizado em seguida, ao qual concorrem os deputados que alcançarem as duas melhores votações no primeiro turno.

A eleição acontecerá por meio de cédulas impressas que os deputados preencherão e colocarão em urnas diferentes para a escolha do presidente e dos demais cargos. Terminada a votação, os integrantes da Mesa atual conferirão o número de cédulas com o número de votantes e farão primeiro a apuração do cargo de presidente. Se for necessária segunda votação para esse cargo, ela poderá ser feita em seguida e, somente após eleito o presidente, será feita a apuração para os demais cargos, já conduzida pelo novo presidente. Os novos integrantes da Mesa tomarão posse imediatamente.


 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: