Cidadeverde.com

Alunos da UAPI estão sem aulas há mais de dois meses no Piauí

Imprimir

Foto: Uespi

Atualizada às 9h41

Os alunos do Curso de Bacharelado em Administração oferecido pelo Programa Universidade Aberta do Piauí (UAPI) estão com medo de não conseguir concluir o curso, iniciado no final de 2018. Eles denunciam que desde janeiro deste ano estão sem aula e sem acesso ao conteúdo.

As aulas presenciais acontecem a cada 15 dias e os alunos estudam por meio da plataforma digital. O curso faz parte do Núcleo de Educação à Distância da Universidade Estadual do Piauí em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e a Coordenação de Mediação de Tecnologia do Governo. 

"As esperanças já estão quase mortas. A gente sonha tanto em ter uma graduação, e agora vivemos isso. A última aula foi em janeiro, desde fevereiro sequer teve nada disponível na plataforma", disse um dos alunos ao Cidadeverde.com.

"A gente segue sem respostas do que está acontecendo. Não tem informação de nada. O nosso tutor e coordenador até tentam falar algo, mas a verdade é que não tem informação. Na nossa sala são 37 alunos", ressaltou o estudante.

Ele contou que um dos cursos parados é o de Nossa Senhora dos Remédios, "mas essa é a realidade de todos os polos", enfatizou. 

Em contato com a Seduc, a assessoria informou que, na parceria, trabalha com a parte estrutural uma vez que as aulas presenciais ocorrem nos prédios das unidades escolares. 

O NEAD da Uespi informou que aguarda um posicionamento da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) sobre o pagamento das bolsas de 2018 e um novo cronograma de 2019. O Cidadeverde.com entrou em contato com a Sefaz que informou que as pendências devem ser regularizadas neste mês de março. 

Nota de Esclarecimento NEAD

O Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Piauí -NEAD UESPI, responsável pela parte pedagógica da Universidade Aberta do Piauí - UAPI, esclarece que esteve reunido juntamente com o Comitê Gestor UAPI na SEFAZ, na última sexta-feira (16), para mais uma tratativa quanto a regularização das bolsas 2018 e cronograma de pagamento de bolsas para 2019.

A instituição reforça que tem pressa em readequar o cronograma pedagógico de atividades de aulas junto ao Canal Educação para manter o calendário de segundo ano de curso da UAPI 1 (primeira etapa) e primeiro ano da UAPI 2 (segunda etapa), ainda dentro do ano de 2019. Além disso, informa que a plataforma moodle continua aberta aos alunos com disciplinas e conteúdos disponíveis.

Nota de Esclarecimento Sefaz

A Secretaria Estadual da Fazenda, por meio da Superintendência do Tesouro Estadual, informa que a regularização desses pagamentos está sendo feita neste mês de março. Foi acordado que o pagamento do remanescente de dezembro acontece no próximo dia 22 e a competência referente ao mês de janeiro será efetivada no próximo dia 29, atualizando as pendências.




Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais