Cidadeverde.com

Em audiência, servidores da Cepisa pedem aprovação de PEC contra 700 demissões

Imprimir

 

A Assembleia Legislativa do Estado realizou uma audiência pública com a Cepisa/ Equatorial Energia. Os deputados convocaram o assessor da presidência da companhia, Arquelau Siqueira Amorim Júnior, para falar sobre as demissões que estão ocorrendo na empresa.

O sindicato denuncia que até o momento, 100 servidores foram demitidos. Com as demissões voluntárias o número chega a 700. Durante audiência, Arquelau Amorim afirmou que a melhoria dos serviços é uma questão de tempo. Ele falou do cumprimento do cronograma de investimentos na ordem de R$ 800 milhões. 

“Essas dificuldades são normais no processo de transição. A Equatorial já divulgou um plano de investimentos no total de R$ 800 milhões. Assumimos o compromisso de investir em tecnologia. Isso vai melhorar até mesmo a comunicação com o usuário. As pessoas vão ter mais canais de comunicação com a empresa”, disse.

Os servidores da empresa pedem o fim das demissões. Eles defendem que os deputados aprovem uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para que os servidores demitidos possam ser aproveitados em pastas do Governo do Estado. 

O presidente do sindicato dos servidores da Cepisa, Paulo Sampaio, afirma que os servidores pedem o apoio dos deputados da oposição e da base governista. 

"Com a PEC, os servidores demitidos podem ser reaproveitados no governo do Estado. Estamos buscando o apoio dos deputados. São pais de família que perderam os empregos e vivem situações difíceis. O total de 100 foram demitidos. E temos ainda os 600 que entraram no plano de demissão voluntária ", disse.

Paulo Sampaio afirma que as demissões estariam prejudicando a prestação do serviço. “Estamos no período chuvoso e a população sofre com a falta de energia. E o atendimento é péssimo. Faltam funcionários para realizar os reparos”, disse. 

Representando a Cepisa, o gerente jurídico Windsor Santos afirma que as demissões são normais. Segundo ele, se o cronograma for respeitado, a prestação do serviço à população não será prejudicada. 

O representante da empresa diz que as demissões são normais. “As demissões são normais. Fazem parte do processo de mudança na empresa. Existe um cronograma. No início dessa transição é sempre mais complicado, mas tudo depende da adequação. A empresa estuda o quadro de funcionários para saber a real necessidade", disse.

O deputado Evaldo Gomes, autor do requerimento, afirma que o ideal seria que a empresa suspendesse as demissões. "Os deputados pediram que as demissões possam ser suspensas. É preciso uma discussão maior. Até lá,  as demissões devem ser suspensas. Mas depende da base governista. A maioria dos deputados são  do governo", disse o deputado Evaldo Gomes.

Flash Lídia Brito
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais