Cidadeverde.com

Oeiras investe no desenvolvimento da piscicultura para geração de renda na zona rural

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal da Agricultura, e em parceria com o Sebrae, promoveu entre os dias 15 e 17 de março, o curso de Técnicas para Criação de Peixe em Viveiros Escavados. Com o objetivo de fomentar e incentivar a piscicultura para geração de renda no campo, a capacitação foi oferecida a produtores de diversas comunidades rurais do município.

Ao todo, 40 famílias de agricultores foram beneficiadas com a possibilidade de ingresso na atividade. Desenvolvido em aulas teóricas e práticas, o curso foi ministrado pelo agrônomo Luís Segundo, instrutor do Sebrae, que abordou habilidades básicas, específicas e gerenciais, voltadas para a criação de peixes em tanque escavado.

“Abordamos desde a aquisição dos alevinos até a comercialização, focando todo o manejo da piscicultura. Encerramos com uma parte prática, em que abordamos alguns parâmetros que são principais para o desenvolvimento da piscicultura, dentre eles, a qualidade da água. Analisamos os principais parâmetros – PH, amônia, nitrito, temperatura, transparência – e na sequência fazemos a biometria, onde vamos analisar a condição sanitária do peixe e verificamos o ganho de peso dele em um determinado intervalo de tempo”, explica Luís Segundo, instrutor do Sebrae.

O secretário municipal de Agricultura, Juvenal Souza, comenta que esta é a segunda turma de agricultores familiares que passa pela capacitação – a primeira recebeu o treinamento em abril de 2018. “Estamos concluindo a ação de formação de agricultores familiares na piscicultura. Já tivemos a primeira turma com 40 participantes e estamos concluindo com mais 40 agricultores. É uma ação integrada e sustentável que o município está promovendo para todos os agricultores de Oeiras, que têm o potencial para produção de peixe”, destaca o secretário.

Ele reforça o propósito da Prefeitura de Oeiras de investir no desenvolvimento na piscicultura para a geração de renda na zona rural. “Nosso objetivo é tornar essa atividade uma geradora de emprego e renda no nosso município. E isso faz parte do cronograma do quadriênio do prefeito Zé Raimundo e este ano queremos concluir”, acrescenta.

O secretário informa que os produtores rurais que passaram pela capacitação serão beneficiados com a escavação de tanques em suas propriedades. “Posteriormente, estas famílias serão beneficiadas com tanques escavados para a criação de alevinos em cativeiro, onde eles, conforme a realidade, irão receber um tanque ou dois. Nossa preocupação é primeiro levar o conhecimento para depois estrutura-lo, no sentido de estarmos promovendo essa ação com mais conhecimento nas unidades familiares e, além disso, a equipe da Secretaria estará disponível no acompanhamento da atividade da piscicultura em todas as famílias que serão contempladas com este projeto”, finaliza Juvenal Souza.

Fonte: Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais