Cidadeverde.com

PMT prorroga prazo de coleta de resíduos extradomiciliares de órgãos estaduais e federais

Imprimir

A partir desta terça-feira, 26, a Prefeitura de Teresina retoma por 49 dias a coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos extradomiciliares produzidos em Orgãos Estaduais e Federais de Teresina com o intuito de que os estabelecimentos consigam concluir a contratação de uma empresa privada para realizar os serviços de coleta. O prazo se encerra no dia 14 de maio. 

“Em 1º de março a Prefeitura deixou de coletar resíduos extradomiciliares de estabelecimentos privados, estaduais e federais, conforme vinha divulgando desde dezembro de 2018. Os órgãos públicos tiveram mais dificuldade para a contratação de uma empresa privada, dentro do prazo de dezembro a março que tínhamos estipulado, pois precisam realizar uma modalidade de licitação e isso demanda um pouco mais de tempo. Por isso, estendemos o prazo até 14 de maio. Encerrado esse período, a coleta de resíduos extradomiciliares desses estabelecimentos será suspensa de forma definitiva”, explica Vicente Moreira, secretário executivo da Secretaria de desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh). 

O gestor ainda explica que o município é responsável exclusivamente pela coleta de resíduos domiciliares e de conservação urbana e que qualquer outro tipo de resíduo é de responsabilidade do gerador. 

“Como durante muito tempo não existiam empresas privadas que pudessem realizar a coleta de estabelecimentos privados e órgãos públicos não municipais, a Prefeitura realizava a coleta mediante pagamento de taxa. Hoje, já existem empresas que podem realizar esse serviço e então o município está focando no que é de competência: coleta de resíduos domiciliares. Tanto é que, com a economia gerada pela suspensão desses serviços, já conseguimos ampliar a coleta de resíduos na zona rural, e hoje, a Cerâmica Cil já possui caminhões coletores e rota de coleta domiciliar específica para a região”, completa o secretário executivo da Semduh.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: lixo