Cidadeverde.com

Semar prevê chuvas acima da média até o fim de abril

Imprimir

O mês de abril deverá representar o declínio das chuvas no Sul e Sudeste do Piauí, mas precipitações acima da média na região Norte. Em entrevista à TV Cidade Verde, a meteorologista da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Sônia Feitosa, informou que a previsão é de continuidade das chuvas no norte piauiense durante este mês.

“A referência é do Norte do estado, com previsão e chuvas durante todo o mês de abril. Pelo menos para o momento é agravante pela situação do Norte do Piauí. Ainda que neste dia sejam chuvas mais reduzidas, não haverá trégua total. Não são chuvas volumosas, mas será um mês de chuvas acima da médias”, informou. 

Em algumas cidades do Piauí o volume de chuva nos sete primeiros dias de abril já passou da metade de todo o volume de chuva registrado em março. Em Barra Grande, litoral do Piauí, choveu 706mm durante o mês de março, até o dia 7 choveu 400,2mm, mais da metade do mês passado. Em Parnaíba choveu 603mm mês passado, até  último domingo (7) choveu 371,6mm. Em Teresina 463mm em março e 226mm nesses sete primeiros dias. 

O caso do município de Barras chama atenção. Em março choveu 51,41mm e desde 1º de abril já foi registrado 168,5mm, o que representa mais que o dobro do mês anterior.

A meteorologista da Semar também explicou que a previsão é de chuva para o Sul do estado para os próximos dias. Um fenômeno que ocorre na Bahia deve chegar ao Piauí e contribuir com chuvas na região. Também há previsão de chuvas para Teresina e região Norte piauiense nos para os próximos dias.

“Qualquer chuva, diante da situação com solo já encharcado, como em Teresina, Parnaíba, Barras, é alarmante. Ainda que essas chuvas nãos sejam tão intensas”, pontuou.

Ainda segundo a meteorologista, não haverá previsão de chuvas intensas na região do Alto Parnaíba, o que descarta aumento significativo do volume do rio na região da barragem de Boa Esperança .

Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais