Cidadeverde.com
Geral

Quase 900 mil piauienses devem ser vacinados contra gripe neste ano

Imprimir

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

No Piauí, 894.873 pessoas devem ser vacinadas na 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que começa nesta quarta-feira (10) e vai até o dia 31 de maio, sendo que o dia 4 de maio será o Dia D, com mobilização em todos os municípios.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, conclama o público-alvo para a vacinação, que além de ser uma medida eficaz para reduzir possíveis complicações de uma gripe, protege também de doenças respiratórias mais graves, evitando ainda internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza.

A população deve ficar atenta quanto ao público prioritário da vacinação contra influenza, que é formado por:
- Crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias) 
- Gestantes 
- Puérperas
- Trabalhador de Saúde
- Professores
- Indivíduos com 60 anos ou mais de idade 
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
- Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade. É obrigatória apresentar a prescrição médica.

Novidades para este ano

Este ano, a campanha tem duas novidades: uma, a idade da criança foi estendida para menor de 6 anos de idade. Até o ano passado, era menor de 5 anos. Além disso, a campanha será em duas etapas, sendo que na primeira, de 10 a 19 de abril, serão atendidas prioritariamente as crianças e gestantes. 

Confira o calendário de vacinação contra a Influenza:
- De 10 a 19 de abril: 
Crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e gestantes

- De 22 de abril a 31 de maio 
Todos os grupos prioritários 

No período, também será feita a atualização da Caderneta de Vacinação conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. 

De acordo com o cronograma do Ministério da Saúde, as doses serão entregues em seis etapas. O Piauí recebeu 385.505 doses, o que corresponde a 100% de cobertura para crianças e gestantes, primeiro grupo a receber a vacina. A coordenadora de Imunização, Kássia Barros, explica que as doses recebidas já foram enviadas aos municípios e, à medida, que as demais cheguem no Estado, serão transportadas imediatamente às Regionais de Saúde.

Jordana Cury
Com informações da Prefeitura de Teresina
jordanacury@cidadeverde.com

Imprimir