Cidadeverde.com

Peste suína: Defesa Sanitária coleta amostras em outros municípios do PI

Imprimir

Fotos: Divulgação ADAP

Equipes de fiscais agropecuários do Estado trabalham na coleta de amostras em regiões próximas ao município de Lagoa do Piauí, onde foi confirmado um foco de Peste Suína Clássica (PSC) no último final de semana. A fazenda onde o animal contaminado estava foi interditada. Dos 13 porcos do local, sete teriam morrido pela doença e o restante foi abatido pela equipe sanitária.

De acordo com o gerente de Defesa Sanitária Animal, Idilio Moura, amostras estão sendo colhidas em fazendas de municípios da região, dentre eles Demerval Lobão. “Outras coletas foram realizadas com diagnóstico negativo, outras enviadas ao laboratório aguardando resultado”, disse.

Idílio informou que o trabalho de monitoramento por meio de coleta de amostras já vem sendo feito desde outubro de 2018.

Sobre as ações do decreto  emitido pela Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), o gerente informou que desde domingo equipes trabalham na execução das medidas emergenciais. “Em breve sairão novas portarias, novas ações que deverão ser adotadas para evitar a disseminação do vírus da peste suína no estado o Piauí.

 “Poderão aparecer mais. Onde houver suspeitas iremos atrás. Por enquanto apenas um foco confirmado no estado do Piauí", reforçou o fiscal sanitário. 

Os sintomas clínicos nos suínos com a doença são: febre alta, elevada mortalidade, manchas hemorrágicas, podendo apresentar conjuntivite e diarréia. Moura reforça que os criadores ao identificar qualquer sintoma da doença em seus suínos procurem pela Adapi para que os casos sejam investigados. 

O Piauí já havia proibido a entrada de suínos oriundo do Ceará uma vez que o estado vizinho vive surto da doença. O mesmo deve ocorrer agora com Piauí. Outros estados, que não possuem foco da doença, deve proibir a entrada de animais oriundos do território piauiense.

Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais