Cidadeverde.com

Valuev vence Holyfield por pontos e segue campeão mundial

Imprimir
Nikolai Valuev segue como campeão mundial dos pesos pesados da Associação Mundial de Boxe (AMB). Ele venceu, por pontos, o americano Evander Holyfield numa decisão apertada - apenas cinco pontos de diferença na soma da contagem entre os juízes - e, com isso, além de faturar uma bolsa milionária, chega à marca de 50 vitórias na carreira.



O resultado acabou com o sonho americano de voltar a ter um campeão na categoria. E não agradou Holyfield. "Eu esperava um outro caminho na decisão dos juízes, mas não estou desapontado com minha performance", disse o ex-campeão, ainda no ringue, para a televisão. Valuev, por outro lado, se preocupou em fazer a festa e ignorar a vaia que dominou o ginásio.

Cerca de 15 mil torcedores assistiram ao combate em Zurique, na Suíça. E viram um combate equilibrado, mais estudado. Com a evidente desvantagem corporal de peso (44 kg a menos) e altura, Holyfield apostou em sua agilidade - apesar da idade - para tentar surpreender Valuev e evitar a potência dos golpes do russo de 2,13 m. Gingou bastante pelo tablado e quase não precisou usar a guarda para se defender.

Valuev, por outro lado, apostava na potência de seus golpes, com cruzados e diretos, em boa parte interrompidos pelo norte americano. Teve paciência e não escondeu o incômodo nos intervalos entre os assaltos por não conseguir decidir a luta. Quando se aproximavam, invariavelmente havia um contato físico irregular - como uma cabeçada sem querer de Holyfield pela estatura menor - ou alguém amarrava o combate.

Na tentativa de conquistar mais pontos, o campeão mundial dos anos 90 atacava principalmente a cabeça de Valuev, no que pareceu ser mesmo seu ponto mais frágil, sempre com diretos de direita e esquerda, na tentativa de desestabilizá-lo. Porém, a força física do russo falou mais alto e mesmo quando esboçava cansaço, ainda estava longe de perder o controle.

No 12.º e último assalto, o mais aberto, os dois pugilistas foram para o ataque. Valuev dominou e tentou como pôde acertar Holyfield. Foi o suficiente para garantir a vitória e a manutenção do título, na contagem dos árbitros: Guillermo Perez Pineda, 114-114; Mikael Hook 115-114; e Pierluigi Poppi - o decisivo -, 116-112.
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: