Cidadeverde.com
Geral

Nº de eleitores faltosos daria para eleger 205 prefeitos no PI

Imprimir

Foto:Arquivo/AgênciaBrasil

Um levantamento feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) mostra que 18.987 eleitores do Piauí podem perder o título eleitoral. Eles deixaram de votar em três pleitos seguidos sem justificativa. O número é maior que o eleitorado de 205 municípios do estado, conforme pesquisa feita pelo Cidadeverde.com. Ou seja, o número de faltosos daria para eleger 205 prefeitos no Estado.

Dos 18.987 eleitores, 7.423 são de Teresina. Esse quantitativo é suficiente para eleger um vereador da capital. Em 2016, o candidato mais votado para a Câmara Municipal teve 10.194 votos, no caso Jeová Alencar (PSDB). O 2º mais votado teve 6.358 votos.

Segundo o TRE, apenas 393 eleitores regularizaram a situação em todo estado. Desse total 90 são de Teresina. Os dados são referentes a semana passada.

O prazo para regularização vai até 6 de maio deste ano.  O eleitor precisa pagar uma multa no valor de R$ 3,51 por cada turno de eleição. 

Para resolver as pendências com a Justiça Eleitoral, é preciso que o eleitor vá aos cartórios eleitorais ou centros de atendimento portando um documento de identificação com foto como RG, CNH, dentre outros, além de comprovante de endereço atualizado expedido nos 3 meses anteriores à data do atendimento. O eleitor deve apresentar ainda Título de Eleitor e comprovantes de justificativa, se possuir. O atendimento é feito das 7 às 13h.

Sem título, o eleitor fica impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, e neles ser investido ou empossado; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda, entre outras penalidades.

Hérlon Moraes
herlonmoraes@cidadeverde.com

Imprimir