Cidadeverde.com

Segurança e MP discutem Sistema de Gestão Integrada

Imprimir

Foto: MP-PI

O Sistema de Gestão Integrada de Risco foi tema de reunião nesta terça-feira (16) entre o secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu, e o procurador-geral de Justiça, Cleandro Moura. O sistema deve integrar órgãos de diferentes áreas em uma única ferramenta que deve possibilitar a gestão de riscos, dentre eles os da esfera criminal.

O secretário de Segurança Pública avalia como importante a integração e um entendimento comum sobre as classificações de risco com órgãos envolvidos com o sistema judiciário. “Buscamos o apoio do MP para quando o processo for para a seara do MP, tenhamos o mesmo entendimento e a partir daí sejam tomadas as decisões mais adequadas”, explica o secretário de Segurança, Fábio Abreu.

A qualificação dos crimes de violência se dará quanto ao grau do crime. Assim, os presos serão divididos entre baixo, médio e alto na qual deverão ser apontadas políticas, recursos e profissionais direcionados para cada nível de segurança.

A reunião teve como intuito demonstrar a estrutura organizacional do Sistema. “O objetivo é que o Ministério Público integre o comitê de gerenciamento e monitore o preso, conforme o grau, efeitos e repercussões sociais do crime. A ideia é retirar o preso que apresenta baixo risco do convívio daquele que apresenta um alto risco. Assim haverá a possibilidade de ressocialização do detento”, disse o PGJ Cleandro Moura.

O Sistema é composto por Câmaras Temáticas (ambiental, tecnológica, socioeconômica, política criminal); Núcleo de Estudo e Pesquisa( estatística e análise criminal); um Comitê de Gestão de Risco (SSP, Sejus, Sasc, ATI, CBM, PC e PM) e Unidades de Gestão de Risco em cada uma das Instituições.

Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais