Cidadeverde.com

Cachorro é aliado para abandonar o sedentarismo

Imprimir

Foto: Pixabay/fotos gratis

Seu aliado parta deixar o sedentarismo de lado pode estar mais perto do que você imagina. E, certamente, não dispensa uma volta por aí... Um estudo da Universidade de Liverpool revelou que donos de cães têm quatro vezes mais chances de obter o nível aconselhado de exercícios semanais do que pessoas sem cachorros.

A pesquisa foi realizada com 538 famílias de uma comunidade de West Cheshire, no Reino Unido. Dentre essas famílias, 200 cidadãos tinham cães, 450 não eram donos de cachorros e 46 eram crianças

Mais de 80% de quem tinha cães fazia pelo menos 150 minutos (1h30) de exercícios físicos por semana, de moderados a vigorosos. Esta é a quantidade mínima recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Tanto adultos quanto crianças que conviviam com cachorros e passeavam com eles caminham mais quando comparados com que não têm um bicho de estimação.

Atividade

De um modo geral, a caminhada deve durar no mínimo 20 minutos, em ritmo constante e um tanto acelerado, para ser considerada exercício e ter efeitos fisiológicos no corpo humano.  Com o tempo e mantendo a regularidade nos passeios, você colhe benefícios, como emagrecimento, aumento da capacidade cardiovascular, aumento da disposição e músculos mais fortes e resistentes.

O animal também sai ganhando com os passeios. Há melhora da circulação sanguínea, frequência cardíaca, função pulmonar, resistência muscular e articular e manutenção do peso corpóreo. Ainda deixa o cão mais tranquilo e sociável.

Dica

Se o tutor quer proporcionar uma boa experiência para o cachorro durante o passeio, precisa ensinar algumas ordens ao pet. O melhor é você utilizar uma coleira no pescoço, apenas para controlar o passeio. E mais: o líder do cachorro é você: o ideal é sempre ir ou à frente ou ao lado do seu cão.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais