Cidadeverde.com

Liderado por Gómez, Palmeiras tenta classificação antecipada na Libertadores

Imprimir

O zagueiro paraguaio Gustavo Gómez, 25, será peça importante para o Palmeiras de Luiz Felipe Scolari garantir sua vaga nas oitavas de final da Libertadores já nesta quinta (25), em partida contra o Melgar (PER), em Arequipa, às 23h (de Brasília).

Foto - Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

Se não levar gol, o time estará classificado, já que precisa apenas de um empate para chegar aos 10 pontos e manter 5 de vantagem para a equipe peruana, faltando apenas um jogo na fase de grupos. 

Discreto, o defensor se firmou nesta temporada como um dos líderes do elenco, mas, desde o ano passado, já vinha sendo peça importante no time campeão brasileiro.

Neste ano, o técnico Felipão tem lhe dado mais oportunidades, tanto que o defensor até já usou a braçadeira de capitão. Das 20 partidas da equipe até aqui, Gómez participou de 12. Nelas, o Palmeiras sofreu quatro gols.

O crescimento do paraguaio no Palmeiras coincide com o dos clubes do seu país no torneio sul-americano. Nesta fase de grupos, os três participantes lideram as suas chaves. Libertad, Cerro Porteño e Olimpia, este último o único paraguaio com título da competição, já estão classificados às oitavas.

No campo ou fora dele, Gómez quer ajudar o Paraguai a deixar de ser um mero coadjuvante. O orgulho pelo país ficou nítido após a partida contra o Vitória, marcada pela festa da comemoração do título brasileiro de 2018.

Ao ver um torcedor na arquibancada com a bandeira do Paraguai, o zagueiro foi em direção a ele, pediu a bandeira emprestada e enrolou-se nela.

Nascido na pequena San Juan Bautista, cidade com cerca de 20 mil habitantes a 200 km de Assunção, Gómez deu os primeiros chutes em um clube local chamado 31 de julho. Foi lá que ele desenvolveu o ideal de levar alegria ao seu povo por meio do futebol.

Foi por isso que nas férias de dezembro, o palmeirense, em parceria com o atacante santista Derlis González, 25, realizou partidas beneficentes para ajudar famílias carentes nas redondezas da sua cidade.

O defensor também construiu um centro esportivo, chamado G15 (referência ao número da sua camisa), e é um dos padrinhos da fundação Ogar de Niños San Juan, que ajuda no desenvolvimento educacional de crianças. 

"Eu sinto que sou um jogador de futebol privilegiado. Graças ao que estou colhendo posso dar um pouco a pessoas que não tiveram as mesmas chances na vida", diz.

Gómez estreou no Libertad aos 17 anos, como primeiro volante. Desde os 14, ele frequenta as seleções paraguaias de base. Agora com a camisa da seleção principal, tentará fazer o Paraguai deixar de ser um coadjuvante.

Alçado ao posto de capitão, ele terá como missão recolocar o país numa Copa do Mundo, o que não ocorreu nas duas últimas edições do torneio. Antes, o zagueiro vai pensar na Copa América no Brasil, que será disputada de 14 de junho a 7 de julho. 

"Comecei na seleção nacional aos 14 anos, tive bons e maus momentos, mas estou com a Albirroja incondicionalmente, devo muito à seleção, porque participei de todas as divisões inferiores. Eu respiro a Albirroja", afirmou.

Gustavo Gómez está emprestado ao Palmeiras pelo Milan (ITA) até 31 de julho. O clube alviverde pagou 1,5 milhão de euros (R$ 6,7 milhões, na cotação atual) pelo empréstimo e terá de desembolsar mais 4,5 milhões de euros (cerca de R$ 20 milhões) se quiser continuar com o jogador paraguaio em agosto.

LUÍS ANDRÉ ROSA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais