Cidadeverde.com

HUT: pacientes devem ser encaminhados pelo SAMU ou central de regulação

Imprimir

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) começa a priorizar atendimentos de alta complexidade. A medida vai reforçar a triagem para atendimento de pacientes com nível de trauma mais urgente. Em entrevista à TV Cidade Verde, a diretora do hospital, Clara Leal, informa que o fluxo de pacientes para o HUT será determinado pelo SAMU ou pela Central de Regulação.

Casos de saúde envolvendo dores, febres ou sintomas tidos como menos emergenciais devem ser direcionados inicialmente à unidade básica de saúde mais próxima do paciente, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). “Se o médico da unidade entender que precisa de exame, ele encaminha para a rede secundária, um hospital menor. Se o secundário encaminhar para o terciário é que o paciente vai para um hospital de maior porte, como o HUT”, informou a diretora.

De acordo com a direção, o Hospital de Urgência da capital responde atualmente por 56% das internações de emergência do estado. A triagem no atendimento pretende dar prioridade a casos mais graves. “Pior coisa é ter um número de pacientes que supere a capacidade das equipes de saúde. A população não pode ficar sem ter a solução do seu agravo a saúde”, alerta Clara.

Foto: Letícia Santos/Cidadeverde.com

Casos de Trauma

O número de vítimas de trauma tem crescido no hospital. Casos de fratura externa são priorizados. “O número de fraturas é tamanho que nem sempre a gente consegue realizar o atendimento cirúrgico no mesmo dia. No máximo três dias se ele não tiver alguma complicação nos casos de fratura interna”, explicou a diretora do HUT

Também chama atenção o crescimento no número de lesões causadas por violência física. Entre janeiro e março deste ano o HUT atendeu 398 vítimas de arma branca, revelando um aumento de 18%, se comparado com o mesmo período do ano passado. 

Manutenção

Para se manter como está funcionando hoje o HUT demanda cerca de R$ 14 milhões mensais. Desse montante, R$ 4 milhões são repassados pela União e o restante é custeado pela Prefeitura de Teresina. “É uma carga muito grande para o município manter um hospital do porte como o nosso”, revela a diretora.

Valmir Macêdo
Com informações da TV Cidade Verde
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais