Cidadeverde.com

Brasileiro doa 20% menos e mostra preferência por causas religiosas

Imprimir

Foto: Agência Brasil

O brasileiro com acesso à internet doou 20% menos entre agosto de 2017 e julho de 2018 do que no mesmo período do ano anterior. O estudo Giving Report 2019 Brasil, lançado pela CAF (Charities Aid Foundation), mostrou que o valor mediano doado nos últimos 12 meses passou de R$ 250 para R$ 200.

"O brasileiro ainda tem uma visão muito assistencialista da doação. Se mobiliza motivado por um alívio imediato do sofrimento, de algo que ele está vendo", explica Paula Fabiani, diretora-presidente do Idis (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social), que representa a CAF no Brasil.

Essa não recorrência do ato de doar fica evidente nos resultados da pesquisa. Quando perguntados se haviam feito algum tipo de doação nos últimos 12 meses, 70% responderam que sim. Já nas últimas quatro semanas, que mostra o engajamento frequente, foram 40%.

"O ato de doar é uma jornada. Começa com uma rifa, passa para a doação, para a doação recorrente, aí você sente algo automático porque está muito mais preocupado com o envolvimento com a causa", diz Paula.

E a preferência na hora da solidariedade são as organizações religiosas, eleitas como a causa de 52% dos entrevistados. Essas instituições foram as que receberam mais doações tanto nos 12 meses quanto nas quatro semanas anteriores à pesquisa –58% e 33%, respectivamente.

De um ano para outro, o apoio à causa da criança caiu quatro pontos percentuais, de 42% para 38%, dentro da margem de erro, bem como às instituições médicas, de 12% para 8%.


JOVENS

A pesquisa mostrou ainda que o jovem tem sido decisivo na cultura da doação no país, com 75% daqueles entre 25 e 34 anos tendo realizado alguma doação nos 12 meses anteriores à pesquisa, em contraponto à média geral de 70%.

Eles também doam mais para organizações sociais (62% contra 55% da média geral). Os mais novos, de 18 a 24 anos, são mais voluntários nessas instituições (51% contra 43%), e a faixa que engloba de 18 a 34 anos participa mais de manifestações (24% contra 19%).

No engajamento online, eles também se destacam, uma vez que 19% escolheram doar em plataformas digitais, enquanto 3% com mais de 55 anos o fizeram. "É um movimento que vai vir com as novas gerações, que vão adotar cada vez mais mecanismos online", diz Paula.

 

Por Patrícia Pamplona
São Paulo, SP (Folhapress)

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais