Cidadeverde.com

Liberação miofascial: técnica que relaxa e alonga os músculos

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

Você já ouviu falar da liberação miofascial? Trata-se de uma técnica que trabalha diretamente com a fáscia e ajuda a relaxar e alongar os músculos. Ela pode ser feita tanto por profissionais (personal trainer, fisioterapeutas, massoterapeutas, quiropraxistas) quanto pelo próprio atleta. Mas, o que é a fáscia?

Explicando: é uma membrana do tecido conjuntivo, localizada logo abaixo da pele, extremamente resistente e elástica. É comparável a uma capa que recobre e protege todos os músculos do corpo, permitindo o deslizamento perfeito.  Dependendo dos movimentos, a fáscia pode sofrer lesões que atrapalham ou até mesmo impedem o trabalho dos músculos, causando muita dor. 

Causas das dores

Como percorre o corpo todo e está relacionada aos movimentos, a fáscia pode sofrer alterações devido a uma série de fatores: treinos muito intensos, prática esportiva não supervisionada, maus hábitos posturais e padrão de movimento incorreto. Outras causas como estresse e desgastes emocionais também podem afetar a fáscia e causar dor.

O corpo reage a estas alterações formando nódulos, que são chamados de pontos gatilhos. Eles acumulam toxinas e prejudicam o bom funcionamento do sistema musculoesquelético. Também alteram a coordenação, a flexibilidade e a força muscular.

A partir daí o ciclo “desgaste – formação de nódulos – dificuldade de movimento- desgaste”, vai culminar no aparecimento de lesões, prejudicando o rendimento físico e a qualidade de vida. 

Liberação e dor

No momento em que é feita, a liberação miofascial geralmente tende a ser dolorida, pela existência de pontos tensionados ou dolorosos devido aos vários motivos citados anteriormente No entanto, a sensação de alívio que a sucede é tanta, que vale a pena todo o esforço

 

Fonte: Estadão Conteúdo


 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais