Cidadeverde.com

Governador apresenta carteira de PPPs do Piauí a empresa internacional

Imprimir

O governador Wellington Dias se reuniu, nesta terça-feira (07), com a superintendente de Parcerias Público-Privadas, Viviane Moura, e com a diretoria da International Finance Corporation (IFC) – Corporação Financeira Internacional, que veio conhecer os projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs) executados no Piauí, bem como apresentar os serviços de estruturação de projetos de participação privada.

Cinco projetos da carteira já estão contratados por investidores e 27 estão sendo estudados. Um investimento de R$ 488.227.484,58, que já gerou uma economia de quase R$ 18 milhões para o Piauí.

O gestor destacou a importância de apresentar a carteira de projetos de Parcerias Público-Privadas a investidores como a IFC, que já possui parcerias nacionais e internacional de sucesso. “A presença do IFC é muito importante porque a instituição tem uma experiência nacional e internacional com uma carteira de empresas, de investidores e fundos, que já atuam com importantes investimentos no Brasil na área de aeroportos, de infraestrutura, Parcerias Público-Privadas, entre diversas outras modalidades, trabalhando sempre com muita segurança e confiabilidade”, disse Dias.

Wellington acrescentou que a parceria com a instituição pode viabilizar a execução das PPPs. “Hoje, apresentamos as oportunidades que temos no Piauí nas mais diferentes áreas, agora o próximo passo é aprimorar e definir quais os projetos que serão priorizados nessa parceria, com o objetivo de investir em rodovias, portos, projetos vinculados à energia, ao social, à educação, à saúde e gerar empregos nessas áreas, dando solução a problemas que são importantes para o nosso desenvolvimento”, comenta o governador .

A consultora sênior da instituição global de propriedade do Banco Mundial, Maria Eduarda Gouveia, mostrou como a empresa possui um conhecimento do mercado global e experiências como consultor e investidor, com 350 projetos em diversas áreas desde 1989. “O IFC tem essa parte de assessoria a governos para estruturar projetos de concessões de Parcerias Público-Privadas, então, olhando essa carteira de projetos do Piauí podemos encontrar a melhor forma de apoio para Governo”, explica Eduarda.

O IFC é conhecido, atualmente, como uma grande agência de estruturação de projetos de parceria com o setor privado, com grande êxito, no qual apresenta diversos casos de visibilidade nacional, com uma larga experiência com relação, não só à estruturação, mas também ao acompanhamento, financiamento e o apoio à operação de projetos dessa natureza.

“Eles vieram para conhecer nossa carteira de projetos e com o interesse em trabalhar em colaboração com o Governo do Estado um projeto específico, tendo a empresa como um braço operacional e colaborativo. Isso é muito significativo para o estado”, frisou Viviane Moura.

O Estado tem apresentado com frequência a carteira de projeto a empresas e investidores. De acordo com a superintendente, os resultados têm sido positivos. “São projetos que têm uma relevante importância para o Estado e, mais do que isso, são projetos que tratam de recursos e aportes que são disponibilizados pelo setor privado. Portanto precisamos convencer este setor de que vale a pena apostar no Piauí”, destacou Viviane Moura.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: PPPs