Cidadeverde.com

Impressões Visuais atraem público ao Museu do Piauí

Imprimir

Uma viagem pelos momentos mais marcantes do século XX. Essa é a experiência vivida por quem visita a mostra Impressões Visuais - 50 anos da Comissão Fulbright no Brasil, que começou no dia 18 e vai até 11 de janeiro de 2009, no Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes, promovida pela Comissão Fulbright e Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, com apoio do Governo do Estado.

Mais de 140 pessoas haviam visitado a mostra até a manhã de ontem (24). O presidente do Conselho Estadual de Cultura, professor M. Paulo Nunes, que conheceu a exposição nesta manhã, dá a dimensão do evento.
 
“Fazemos, nesta exposição, uma viagem pelos mais significativos momentos do século XX, possível graças à exatidão da fotografia, pela qual é possível conhecer eventos marcantes sem a necessidade de consulta a vários compêndios”, disse, após visitar a galeria.

M. Paulo Nunes disse que textos podem se esvair com o tempo, enquanto a fotografia deixa impressões que fixam os momentos mais significativos da história. “Vimos aqui fotografias famosas, como a que retrata o presidente brasileiro Getúlio Vargas em Natal, recebendo o presidente americano Franklin Delano Roosevelt, que veio assinar acordo para cessão da base de Natal para os Estados Unidos, na Segunda Guerra Mundial”, conta.

Ele lembra que, na época, os alemães tinham supremacia sobre a África e cidade de Natal, na costa brasileira do Rio Grande do Norte, era considerada estratégia pelos militares norte-americanos, por sua proximidade com o litoral ocidental da África. Mas o interesse de Getúlio era outro. “Como bom estadista e negociador, Getúlio queria uma compensação, que veio no apoio à implantação da Companhia Siderúrgica Nacional”, lembra.

Paulo Nunes conta que a CSN foi implantada e foi a base da indústria siderúrgica brasileira. O desfecho desse episódio aconteceu recentemente, na década de 1990, no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, cujo programa de privatização resultou na venda da estatal ao capital estrangeiro.

O presidente do Conselho Estadual de Cultura destaca ainda fotografias retratando cenas de guerra e as que mostram o desembarque de imigrantes japoneses e italianos a São Paulo, responsáveis pelo assentamento das bases capitalistas naquele Estado. Ele fala da importância da exposição.

“São fotografias de temas os mais significativos, como uma que retrata a Passeata dos 100 Mil, que deflagrou o Ato Institucional nº 5, fechou o Congresso do país por vários meses e que completa agora 40 anos que não estamos celebrando, mas exorcizando para que não se repita”, ressalva.

E nota flagrantes de temas mais leves, mas não menos significativas, como a célebre fotografia da estrela de cinema Marilyn Monroe de saia suspensa pelo vento e a que mostra um soldado norte-americano beijando uma enfermeira, comemorando o fim da Segunda Guerra Mundial. São imagens que se tornaram ícones do século XX. “Ao vermos essas fotografias, fazemos uma viagem pelo século que passou, tanto na história geral como na brasileira”, observa.

 

Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: