Cidadeverde.com

Venezuelanos buscam trabalho para ajudar familiares que ficaram na crise

Imprimir

Venezuelanos buscam trabalho em Teresina para ajudar familiares que ficaram no país em crise. Um grupo de 52 imigrantes se alojou no domingo na praça do Estádio Lindolfo Monteiro, Centro-Norte da capital. Após passarem pelos estados do Amazonas, Pará e Maranhão, o grupo tenta uma oportunidade no Piauí.

Rafael Rati Ramon é um dos refugiados. Ele veio com a mulher e três filhos. "Precisando de um momento em nome da necessidade. Procuramos trabalho, procuramos emprego, procuramos casa, uma moradia. Trabalhar para comprar para as crianças”, disse em entrevista a TV Cidade Verde.

O grupo de venezuelanos alega não ter recebido apoio do poder público dos locais por onde passou. Com idosos e muitas crianças, uma delas com apenas seis meses de vida, o grupo está recebendo doações da população. “Muita crise, muito ruim”, relatou o imigrante sobre a situação do seu país natal.

Segundo Ramón, que diz possuir habilidades como agricultor, pintor e ajudante de pedreiro, o grupo busca uma nova oportunidade de vida no Piauí. Encontrando uma oportunidade de trabalho, querem ajudar os familiares que ficaram na Venezuela. "Lá ficou pai, mãe, irmãos e irmãs. Estamos buscando dinheiro para mandar comida, alimentação para meus pais e para minha mãe”, revelou.

Desde ontem o grupo o grupo tem recebido doação de panelas, comidas e roupas.

Legalidade

Segundo Ramón, a maioria está em situação legal e possui documentos. Uma nota emitida pela Prefeitura de Teresina afirmou que os órgãos municipais procuraram os imigrantes, que têm direitos aos programas de assistência social previstos pelo poder público, mas que a ajuda não foi aceita pelos venezuelanos. Ramón, por sua vez, disse que o grupo não foi procurado

Valmir Macêdo
[email protected]

  • vene7.jpg Letícia Santos
  • vene6.jpg Letícia Santos
  • vene5.jpg Letícia Santos
  • vene4.jpg Letícia Santos
  • vene3.jpg Letícia Santos
  • vene2.jpg Letícia Santos
  • vene1.jpg Letícia Santos
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais