Cidadeverde.com

Seis alimentos ricos em gordura trans e saiba como substituí-los

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

Já ouviu falar na gordura trans? Ela é contraindicada principalmente para quem sofre com colesterol alto, pois seu consumo excessivo aumenta significativamente os riscos de infarto e AVC. O problema desse tipo de gordura é que ele é artificial, sendo produzido através da hidrogenação de gorduras vegetais. Além disso, não traz nenhum benefício à saúde. Conheça mais a respeito dos “reis” da gordura trans:

Pipoca de micro-ondas

Quem é que não gosta? Contudo, ela é muito prejudicial à saúde e tende a aumentar o colesterol ruim (LDL). Pode ser considerada uma das principais fontes de gordura trans que existem, além de ter um alto teor de sódio. Por isso, a principal dica é sempre fazer a clássica pipoca de panela. Basta comprar o milho separado e prepará-lo na pipoqueira.

Bolo de caixinha

Eles realmente são mais fáceis e rápidos de fazer, só que têm substâncias maléficas para o organismo - em especial, a gordura trans. Por isso, o ideal é comprar os ingredientes separadamente, como farinha, leite, ovos e chocolate em pó para preparar um bolo caseiro.

Biscoitos recheados

Também devem ser evitados no dia a dia. Eles têm alto teor de gordura trans, excesso de açúcar, conservantes, corantes e, por isso, favorecem o aumento do colesterol ruim (LDL) e a redução do bom (HDL). Os biscoitos recheados também são vilões de quem quer perder peso.

Batatas congeladas

Apesar de ser um dos alimentos mais queridos e saborosos, a batata frita também é um problema quando se trata de gordura trans -em especial as congeladas, que já vêm pré-fritas e cheias de conservantes. Uma boa alternativa é preparar batatas fritas caseiras na fritadeira elétrica (air-fryer), que não exige o uso do óleo.

Sorvete de pote

Para quem gosta de comer sorvete de pote, saiba que ele também é prejudicial à saúde, pois tem alto teor de gordura trans na composição. Além disso, possui baixo valor nutricional e é rico em açúcar. Uma boa dica é preparar sorvetes ou picolés caseiros usando frutas, leite e iogurte.

Margarina

Ela é produzida através da hidrogenação de óleos vegetais e possui gordura trans para conservar seu estado sólido. Além disso, a margarina é fonte de gordura saturada e, por isso, também estimula o aumento do colesterol ruim.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais