Cidadeverde.com

HUT prevê superlotação no início de 2009 sem HGV

Imprimir
O diretor do Hospital de Urgências de Teresina, Giberto Albuquerque, fez um alerta na manhã desta sexta (26) ao jornal Noticia da Manhã. Segundo ele, com o recesso do Hospital Getúlio Vargas, que ficará fechado até o próximo dia 5, o HUT deverá ficar superlotado.
 

Albuquerque explica que o número de acidentados que chegam ao hospital municipal está dentro do esperado, mas que teme um crescimento nos casos até os primeiros dias de janeiro. “O natal se estendeu de 19 de dezembro a 5 de janeiro. Por causa dos feriados no meio de semana temos um final de ano muito longo. As famílias viajam, por isso quando acontece um acidente, o número de pessoas nos veículos é muito maior”, descreve.

O médico diz ainda que a cada dia que passa, o número de vítimas que chega ao HUT aumenta e que teme um grande número de pacientes no início de 2009. “Nós ainda estamos no início desse período do final de ano. Nos dias 4 e 5 de janeiro teremos superlotação aqui porque não temos com dar vazão”, garante.

Segundo o diretor, os pacientes que necessitam de cirurgias de alta complexidade, que são realizadas apenas no HGV não poderão ser transferidos, por conta do recesso do hospital estadual. “Nos transferíamos parte dos pacientes diariamente para o HGV e isso não está sendo realizado. Como ele vai passar 15 dias fechado, teremos um acúmulo de todos esses pacientes agora”, descreve Albuquerque.

Números

No dia 24, deram entrada no HUT 147 pacientes, enquanto no dia de Natal, o número subiu para 248. A maior parte das vítimas possuía fraturas e complicações decorrentes de acidentes.
 
 
Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: