Cidadeverde.com

Especialista do Ministério da Saúde orienta mães na doação de leite

Imprimir

Foto: Elza Fiúza/Arquivo/Agência Brasil

Um ml de leite pode ser o suficiente para uma refeição de um bebê prematuro. A doação de leite é muito importante e salva vidas de milhares de bebês no Brasil. Segundo dados da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, ligada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), só de janeiro a abril deste ano, mais de 63 mil recém-nascidos prematuros receberam doações. 

Então, mãe, se você está em fase de amamentação, produz um volume de leite maior do que seu próprio filho precisa e tem boa condição de saúde, busque um Banco de Leite Humano mais próximo e doe.

A consultora técnica da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento do Ministério da Saúde, Renara Guedes Araújo, conta como as mães devem fazer a coleta do leite.

“Para uma mulher doar leite humano, ela precisa retirar o seu leite num vidro que esteja devidamente higienizado. Alguns bancos de leite fornecem  kits com touca, máscara e o próprio vidro já esterilizado. O leite  vai ser congelado por até dez dias para que seja levado ao banco de leite humano, que pode ser através da própria mulher ou pelo Corpo de Bombeiros, no caso dos  bancos de leite que têm essa parceria”, explica.

Uma campanha foi lançada pelo Ministério da Saúde para ampliar em 15% as doações de leite materno no país. Com o slogan “Doe leite materno, alimente a vida”, a campanha envolve anúncios em veículos de imprensa neste mês de maio, para sensibilizar gestantes e lactantes para a importância da doação. Para mais informações, acesse saude.gov.br/

 

Fonte: Agência do Radio Mais

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais