Cidadeverde.com
Geral

Piauí Conectado prevê 370 novos pontos de internet em Teresina

Imprimir

Foto: Jorge Bastos/Ccom

Uma infraestrutura em rede de fibra ótica de mais de 5 mil quilômetros será instalada no Piauí nos próximos meses. Cerca de 80% da população deverá ser beneficiada com 1500 pontos de acesso em 98 municípios, por meio da Parceria Público-Privada do projeto denominado Piauí Conectado. 

Emerson Silva, diretor do Piauí Conectado, informou que apenas em Teresina 370 nos pontos serão instalados nos próximos quatro meses. "Assim que concluirmos em Teresina, partiremos para  outras áreas do estado". 

Em todo o território piauiense serão 2,3 mil km de fibra óptica área e 2,1 km de fibra subterrânea. Apenas na zona urbana de Teresina serão 250 km de rede.

A fase inicial tem como foco as instalações na capital e em Campo Maior, que ganharão 26 pontos de conexão. A ordem de serviço é prevista para o próximo mês de junho.

O objeto da parceria é garantir infraestrutura para unidades de serviço público. O governador Wellington Dias acredita que a rede vai possibilitar mais qualidade nos serviços oferecidos pelo Estado. "Escolas, delegacias, hospitais, áreas publicas que terão uma condição de internet bem mais avançada",disse.

Foto: Jorge Bastos/Ccom

Atualmente o  Piauí trabalhava com algo em torno de 4 Giga Bytes de conexão. A previsão com a conclusão do projeto é que esse número chegue a 42 Giga Bytes em todo o território.

"O Piauí ao final dessa implantação terá um dos sistemas mais modernos do Brasil. A rede também vai beneficiar o Sistema bancário, o comércio", destacou o governador.

O contrato para implantação do anel óptico prevê R$ 200 milhões em investimentos. Provedores de internet privados nos municípios também deverão se beneficiar com a rede.

A superintendente de Parcerias Público Privadas do Estado, Viviane Moura, lembrou que o projeto passou pela fase de estudos ambientais e de autorização de implantação da fibra na estrutura de rede elétrica. "Até o final do ano a previsão é que 70% dos novos pontos sejam entregues", informou.


Flash Valmir Macêdo
[email protected] 

Imprimir