Cidadeverde.com
Cidades

Parque Nacional Serra da Capivara completa 40 anos

Imprimir

Foto: Divulgação/Ascom

O Parque Nacional Serra da Capivara, considerado um dos mais importantes sítios arqueológicos do Brasil,  celebra  40 anos no próximo dia 5 de junho. 

Criado em 1979 a pedido da pesquisadora Niéde Guidon, a reserva federal é famosa no mundo científico por suas polêmicas datações que apontam a chegada do homem ao continente americano há mais de 50 mil anos.

Veja abaixo a programação que celebrará a semana do meio ambiente com uma lista de atrações, eventos e homenagens. 

Programação:

Dia 5 de junho (quarta-feira)
Aniversário de 40 anos do Parque Nacional da Serra da Capivara Abertura

- 8:00h: Abertura da Semana do Meio Ambiente e das comemorações relativas ao aniversário de 40 anos da criação do Parque Nacional da Serra da Capivara no auditório do Centro Diocesano com alunos da rede pública municipal de São Raimundo Nonato (SRN) e autoridades.

- 9:00h: Solenidade de entrega de títulos de cidadão sanraimundense e homenagens ao Parque Nacional da Serra da Capivara na Câmara Municipal dos Vereadores em parceria com a Prefeitura Municipal de SRN.

- 14:00h: Abertura do Museu da Natureza com a programação - Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições, em Coronel José Dias.

- 16:00h: Bate-papo do repórter Francisco José com os alunos de graduação e mestrado da UNIVASF no auditório do Museu da Natureza.

- 18:00h: Solenidade de abertura dos eventos no anfiteatro da Pedra Furada com a entrega do certificado de Amigo do Parque Nacional e a Comenda Serra da Capivara em homenagem ao audiovisual.

- 19:00h Sessão de lançamento do filme Niède, de Tiago Tambelli, para os protagonistas do filme, autoridades, convidados e comunidade da zona de entorno da Unidade de Conservação. A sessão será feita pelo CINESOLAR - projeto de cinema sustentável com uso de energia solar.

Dia 6 de junho (quinta-feira)
Aniversário de 40 anos do Parque Nacional da Serra da Capivara Dia Temático do Audiovisual
- 8:00h às 16:00h: Projeção de documentários sobre o Parque Nacional da Serra da Capivara no auditório do Centro de Visitantes do Boqueirão da Pedra Furada (BPF).

- 16:00h: Palestra do Dr. José Alves de Siqueira Filho, (pesquisador, escritor e um dos maiores especialistas na Caatinga no Brasil), sobre a biodiversidade do Bioma no auditório do Museu da Natureza. Parte do público será formada pelos alunos da Universidade Estadual do Piauí e professores da rede pública municipal de São Raimundo Nonato. 

-19:00h Sessão de cinema aberta ao público do filme Niède, de Tiago Tambelli, na Praça do Abrigo em São Raimundo Nonato. A sessão será feita pelo CINESOLAR - projeto de cinema sustentável com uso de energia solar.

Dia 7 de junho (sexta-feira)
Aniversário de 40 anos do Parque Nacional da Serra da Capivara Dia Temático do Homem da Capivara

- 8:00h: Abertura da Exposição Fotográfica do I Concurso Caçadores de Fotografias do Parque Nacional da Serra da Capivara na guarita do Boqueirão da Pedra Furada (BPF), com a participação dos vencedores.

- 9:00h às 15:00h: Bate-papo com os mateiros tradicionais da Serra da Capivara no auditório do Centro de Visitantes do BPF. Histórias e causos pela  voz dos guardiões do Parque. (Justino, Nilson, Joãozinho da Borda, seu Nôca, Major, Nivaldo, Chico do Zuzinha, entre outros).

- 16:00h: Homenagem aos guardiões (in memoriam) do Parque Nacional da Serra da Capivara no Centro de Visitantes. 
- 16:30h: Vivências: Histórias dos Sentidos do Instituto Moleque Mateiro - Rio de Janeiro, com a presença dos mateiros, guias, turistas e demais interessados. Anfiteatro da Pedra Furada.

- 18:00h: O Imaginário do Homem Pré-Histórico em Argila, no anfiteatro da Pedra Furada. Exposição do artista Girderlindo Paes Landim – o Eye. Curadoria Cristovão Braga.

Dia 8 de junho (sábado)
Aniversário de 40 anos do Parque Nacional da Serra da Capivara
Dia Temático das Comunidades da Zona do Entorno - 8:00h as 17:00h: Feira Sustentável com as comunidades dos assentamentos rurais do Corredor Ecológico, na palhoça da entrada para a Pedra Furada. Projeto Comunidades Sustentáveis do Parque Nacional da Serra da Capivara.

- 8:00h: Distribuição e plantio de mudas doadas pelo Viveiro Mata Branca no município de João Costa e Brejo do Piauí.

- 8:00h as 16:00h: Visita Guiada nos Circuitos Turísticos de João Costa para comunidade do município.

- 9:00h: Vivências: Histórias dos Sentidos do Instituto Moleque Mateiro - Rio de Janeiro, com as escolas do entorno, no Centro de Visitantes do BPF.

9:00h as 17:00h – Projeto: “A Univasf vai para o Brejo do Piauí”: atividades científicas, culturais e desportivas. Universidade Federal do Vale do São Francisco, no município de Brejo do Piauí.

- 9:00h: Mostra Fotográfica do I Concurso Caçadores de Fotografias do Parque Nacional da Serra da Capivara. Zona urbana do município de João Costa.

- 9:30h: Oficinas de jogos para a Educação Patrimonial no município de João Costa. Instituto Federal do Piauí.

- 10:00h: Bate Papo com os Condutores do Parque sobre a importância do Parque e do turismo sustentável, no município de João Costa.

- 15:00h. Bate Papo com a bióloga Liana Senna: Mamíferos do Parque Nacional da Serra da Capivara. Universidade Federal de Minas Gerais UFMG, no município de João Costa.

- 16:00h: Bate-papo com equipe do projeto Pé no Parque e lançamento de documentário. Grupo o Boticário, no Centro de Visitantes.

17:00 h: Apresentação de tradições folclóricas através do grupo Culturart no anfiteatro da Pedra Furada.

Dia 9 de junho (domingo)
Aniversário de 40 anos do Parque Nacional da Serra da Capivara Dia Temático do Esporte e da Cultura

- 7:00h: Atravessando 40 anos de história: cicloturismo por vários circuitos doParque Nacional da Serra da Capivara.

- 8:00h às 15:00h: Caminhadas com guias nos circuitos turísticos do Boqueirão da Pedra Furada (BPF).

- 8:00h às 14:00h: Rapel para crianças e estudantes no Circuito da Pedra
Furada (BPF)

- 8:00h as 17:00h: Feira Sustentável com as comunidades dos assentamentos rurais do Corredor Ecológico, na palhoça da entrada para a Pedra Furada.
Projeto Comunidades Sustentáveis do Parque Nacional da Serra da Capivara.

- 16:00h: Abertura da solenidade de encerramento das comemorações de 40 anos de criação do Parque Nacional da Serra da Capivara no anfiteatro da
Pedra Furada com o Musical Conhecer para Preservar – coreografia baseada na companhia Zurcaroh - encenada por estudantes da Escola Centro de
Aprendizagem Avançada – CAA.

- 18:00h: Encerramento das comemorações dos 40 anos do Parque Nacional da Serra da Capivara com a divulgação do Projeto “Niéde Guidon 50 anos com os pés, mãos, cabeça e coração no Piauí”, que em 2020 celebrará as cinco décadas da chegada da pesquisadora na região em 1970.


Da redação
redacao@cidadeverde.com 


 

Imprimir