Cidadeverde.com

Firmino afirma que Sesapi deve R$ 26 milhões a Fundação Municipal

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

O prefeito Firmino Filho afirmou nesta quarta-feira (05) que o débito da Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi) chega a R$ 26 milhões com a Fundação Municipal de Saúde. A declaração foi dada em inauguração de uma Unidade Básica de Saúde no bairro Memorare, zona Norte da capital.

“Isso é significativo e dificulta a gestão da Fundação Municipal de Saúde. Já tivemos uma visita ao secretário de Fazenda Rafael Fonteles e mostramos nossa preocupação. Essa crise econômica do Estado acaba que por prejudicar o funcionamento da atenção básica”, explicou o prefeito de Teresina.

Firmino ainda apontou para os problemas na gestão da saúde em outros municípios. “As informações que nós temos é que esse déficit do Estado também chega aos usuários dos outros municípios, isso prejudica a saúde em todo o Piauí”, alertou. 

Para o prefeito de Teresina, o reforço na saúde regional no interior evitaria a vinda de pacientes para a rede de alta complexidade de Teresina. Ele ainda comparou a realidade do Piauí com estados vizinhos como o Maranhão que, segundo ele, implementaram uma política de regionalização da saúde. 

“Hoje Teresina é muito menos invadida por pacientes do Maranhão do que no passado. No Piauí infelizmente ao longo das ultimas décadas esse processo não aconteceu. O que a gente percebe é um enfraquecimento dos pólos regionais e isso faz com que a cidade de Teresina fique cada vez mais assoberbada por pacientes do interior”, destacou Firmino Filho.

O Cidadeverde.com procurou a Secretaria Estadual de Saúde e aguarda manifestação da pasta.

Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais