Cidadeverde.com

Piauí desperdiça quase metade da água potável que produz, diz estudo

Imprimir

Foto: Arquivo/Águas de Teresina

O Piauí desperdiça quase metade da água potável que produz. O dado alarmante foi divulgado pelo Instituto Trata Brasil, na edição 2019 do estudo “Perdas de Água - Desafios para Disponibilidade Hídrica e Avanço da Eficiência do Saneamento Básico". Segundo os dados, o Estado joga fora exatamente 48% da água tratada produzida.

Em oito estados, a perda é igual ou superior a 50%, como no Rio Grande do Norte (50%), Pernambuco (52%), Rondônia (56%), Maranhão (60%), Acre (60%), Amapá (66%), Amazonas (69%) e Roraima (75%).

A unidade da federação com menor perda é Goiás, com 26%, seguido do Rio da Janeiro (31%).

Veja os dados no gráfico:

De acordo com o Trata Brasil, no processo de abastecimento de água por meio de redes de distribuição podem acontecer perdas do recurso hídrico em decorrência de variadas causas, tais como: vazamentos, erros de medição e consumos não autorizados. 

"Essas perdas trazem impactos negativos para o meio ambiente, para a receita e para os custos de produção das empresas, onerando o sistema como um todo, e em última instância afetando todos os consumidores", diz o Instituto.

Segundo o Trata Brasil, o nível de perdas de água constitui um índice relevante para medir a eficiência dos prestadores de serviço em atividades como distribuição, planejamento, investimentos e manutenção. 

Procurada pelo Cidadeverde.com, a Águas de Teresina, responsável pelo abastecimento na capital, disse que a meta é reduzir as perdas para 25% em até 10 anos. Ainda segundo a empresa, uma das ações consiste em substituir ramais antigos por materiais mais resistentes. Ao todo, a concessionária já substituiu aproximadamente 35 km desse tipo de tubulação no município.

“Essas tubulações, que apresentam rompimento, sofrem um desgaste por tempo de uso. Nosso plano de ação é evitar que um determinado ponto seja reincidente, ou seja, ao invés de corrigirmos só aquele pequeno trecho que apresenta vazamento, substituímos todo o ramal por um material mais resistente e de maior qualidade”, explica Diogo Mochão,  gerente de serviços da Águas de Teresina. 

A substituição teve início em agosto de 2018. Desde então, segundo a concessionária, mais de 6 mil ramais foram trocados na cidade. “Ainda em 2019, substituiremos mais 18 mil ramais em Teresina”, complementa Mochão. 

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais