Cidadeverde.com

No Piauí, 58% dos homicídios acontecem no interior

Imprimir

Pelo 7º mês consecutivo, o número de homicídios dolosos nas cidades do interior do Piauí ultrapassou o registrado na capital Teresina, que sempre tinha a maioria, desde quando o Sinpoljuspi(Sindicato dos Policiais Civis e Penitenciários) realiza a pesquisa “Perfil dos Homicídios Dolosos”.

De acordo com o estudo, no mês de novembro foram registrados 11 homicídios em Teresina, o que representa 42% do total de 26 homicídios dolosos ocorridos no Piauí no referente mês. No interior, foram registradas 15 mortes, ou seja, 58% do total.
 

O presidente do Sinpoljuspi, Jacinto Teles

 Abril foi o último mês em que a capital teve maioria dos homicídios, com 64% do total e o interior com 36%. Desde então, os números começaram a mudar. De maio até outubro, os índices de Teresina foram, mês a mês, os seguintes: 48%, 44%, 43%, 35%, 35% e 45%.

A pesquisa revela também que houve em novembro, no Piauí, uma redução de 13,33% no número de homicídios em relação ao mesmo período de 2007 e uma queda de 16,12% em relação a outubro de 2008.

Na capital, também no mês de novembro, a redução foi de 42,10% em relação ao mesmo período de 2007 e uma queda de 21,42% em relação a outubro deste ano. No interior, houve um aumento de 36,36% em relação ao mesmo período de 2007 e uma redução de 11,76% em relação a outubro.

O presidente do Sinpoljuspi, Jacinto Teles, entende que os números que mostram a redução do número de homicídios em Teresina mostram que a Secretaria de Segurança tem investido mais na capital. “É interessante que essa política continue por parte da segurança pública, com mais investimentos na Polícia Civil e Militar, de modo que mantenha ou reduza tais números”, afirma o sindicalista.

Jacinto Teles ressalta que, com a criação da Guarda Civil Municipal de Teresina a partir de 2009, a tendência é os números caírem ainda mais, já que a simples presença dos guardas nas praças e logradouros públicos da capital vai inibir a ação dos marginais.

 Perfil das vítimas

A pesquisa revela ainda que 54% das vítimas no mês de novembro tinham entre 22 e 45 anos; 23% acima de 46 anos; 4% até 19 anos e 19% com idade indeterminada.

 O levantamento constata que 69% das vítimas tinham emprego definido, 26% morreram por arma de fogo e 18% por arma branca. Ainda segundo a pesquisa, a causa passional foi responsável por 19% dos crimes, seguida de consumo de bebidas alcoólicas, com 15%, latrocínio (12%), envolvimento com drogas e gangues (12%).

 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: