Cidadeverde.com

Líder, Palmeiras terá desafio de quebrar tendência após pausa no Brasileiro

Imprimir

Líder isolado e dono do melhor início do Brasileirão em sete anos, o Palmeiras terá um desafio na retomada do campeonato. As paradas na competição nacional nos últimos anos dificultaram a vida da maior parte dos primeiros colocados.

Na era dos pontos corridos, a única exceção é o Cruzeiro, que em 2014 ocupava a primeira posição na pausa da Copa do Mundo e manteve a posição ao fim das 38 rodadas.

Nos Mundiais de 2006, 2010 e 2018, e na Copa das Confederações 2013, o líder no momento da parada não conseguiu levantar a taça meses depois.

O Palmeiras, inclusive, conseguiu desbancar um deles. No ano passado, o Flamengo liderava o Brasileiro na pausa para a Copa da Rússia. O time carioca somava 27 pontos em 12 rodadas, mas viu o Palmeiras, que era o sexto colocado com 19 pontos, crescer na tabela. 

A equipe alviverde passou a ser comandada por Luiz Felipe Scolari na 17ª rodada e arrancou rumo ao título - os rubro-negros ficaram com o vice-campeonato.

Em 2006, o Cruzeiro era o líder com 21 pontos na pausa para o Mundial da Alemanha, que aconteceu depois da 10ª rodada. O time mineiro caiu de produção e terminou o campeonato em 10º. O São Paulo, terceiro colocado antes da Copa, sagrou-se campeão com 78 pontos, contra 53 dos cruzeirenses.

Quatro anos depois, foi a vez do Fluminense sair da terceira posição para a liderança. O Corinthians, por sua vez, deixou a escapar o primeiro lugar, conquistada depois de sete partidas disputadas antes da parada do Mundial da África do Sul.

Antes da Copa das Confederações 2013, que foi disputada no Brasil, o Coritiba assegurou a ponta do Brasileiro ao fim de cinco rodadas. Mas o time perdeu fôlego na retomada e fechou o campeonato na 11ª posição.

Já o Cruzeiro saltou da quinta colocação para o título nacional sob o comando de Marcelo Oliveira.

Na edição 2019, o Palmeiras soma 22 pontos, dois a mais que o Santos. Vale ressaltar que os três pontos conquistados na vitória sobre o Botafogo foram suspensos pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) - o julgamento acontecerá na próxima terça-feira (18).

Na retomada do Brasileiro, o Palmeiras enfrentará o São Paulo no Morumbi, em clássico válido pela décima rodada. O jogo será disputado no dia 13 de julho, sábado.

Após a vitória por 2 a 0 sobre o Avaí na última quinta-feira (13), Scolari voltou a descartar um favoritismo absoluto do Palmeiras no campeonato. "Nove rodadas é campeão? Nem aqui, nem na China. Nove jogos. São 27 pontos. 

O time está jogando bem, está organizado, bem posicionado, tem espírito bom. Mas tem 87 pontos para disputar. Então, calma, porque tem outras equipes que estão bem", disse.

DIEGO SALGADO
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais