Cidadeverde.com

CEFET vai oferecer 15 mil vagas em 2009 em todo o Piauí

Imprimir

O Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí (CEFET-PI) adquiriu na última segunda-feira (29) uma reorganização de sua estrutura para Instituto Federal (IFET) através da sanção do Presidente Luis Inácio Lula da Silva.

Atualmente, a transição é feita em 168 campi com o objetivo de expandir para 311 até 2010, proporcionalmente o número de vagas que passarão de 215 mil para 500 mil até 2010, segundo o Ministério da Educação (MEC).

O CEFET-PI transformou-se em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e articulará as educações superior, básica e técnica, centrando-se na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino.

A Instituição terá forte inserção na área de pesquisa e extensão, visando estimular o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade. Metade das vagas será destinada à oferta de cursos técnicos de nível médio, em especial, cursos de currículo integrado.

Na educação superior, o destaque fica para os cursos de engenharias e de licenciaturas em ciências: física, química, matemática e biologia, bem como de licenciatura de conteúdos específicos da educação profissional e tecnológica: a formação de professores de mecânica, eletricidade e informática.

A Instituição terá autonomia para criar e extinguir cursos, bem como para registrar diplomas dos cursos por ele oferecidos, mediante autorização do seu Conselho Superior. E ainda terá o status de uma Universidade Federal em termos de funcionalidade, acesso ao fomento de pesquisa e extensão e todos os programas de apoio dos vários ministérios.

O Instituto Federal será organizado em uma estrutura com vários campi. A Unidade Sede, localizada em Teresina, será o campus 1. A Instituição já conta com Unidades Descentralizadas em Teresina, Parnaíba, Floriano e Picos que se converterão em campi. De acordo com o vice-diretor geral do instituto, professor João Soares Júnior, até o final de 2009, mais seis unidades serão instaladas no Estado que passarão a oferecer 15 mil vagas.
 
Ainda estão previstas as inaugurações dos campi de Uruçuí, Corrente, São Raimundo Nonato, Angical do Piauí, Paulistana, Piripiri e São João do Piauí, até 2010, totalizando 12 campi e serão disponibilizadas 21 mil vagas em todo o Piauí. 

 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: