Cidadeverde.com

Senador quer controle de estabilidade em todos os veículos comercializados no Brasil

Imprimir

Foto:RobertaAline/CidadeVerde.com

O senador Elmano Férrer (Podemos) apresentou projeto de Lei que visa incluir os controles eletrônicos de estabilidade e tração como equipamentos obrigatórios dos veículos comercializados no Brasil. A proposta modifica o Código de Trânsito Brasileiro para garantir mais segurança aos condutores e passageiros.

Segundo o parlamentar, é fundamental fazer constar em lei a exigência desse importante equipamento de segurança.  “O Brasil é hoje um dos cinco países com mais mortes anuais no trânsito no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Segundo balanço do DPVAT, o seguro obrigatório para acidentes de trânsito, 42 mil brasileiros morreram em 2017 em acidentes desse tipo”, destacou o senador.

O PL 2965/2019 determina que todos os veículos comercializados a partir de janeiro de 2022 saiam de fábrica com o sistema. “O controle eletrônico de estabilidade, considerado a maior e mais importante inovação em segurança automotiva depois do cinto de segurança, impede que o motorista perca o controle do automóvel em situações de risco, reduzindo drasticamente as chances de um acidente”, explicou o autor da proposta.

Embora o CONTRAN, por meio de resolução, tenha previsto a obrigatoriedade do dispositivo a partir de 2022, Elmano Férrer entende necessário dar segurança jurídica ao tema, fazendo constar no Código de Trânsito Brasileiro a obrigatoriedade de instalação desse item imprescindível de segurança veicular, para evitar eventual postergação do prazo ou mesmo revogação da exigência.

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais