Cidadeverde.com

Oeiras apresenta experiência na área da saúde em Congresso Nacional

Oeiras apresentou na 16ª Mostra Brasil, Aqui tem SUS, realizada na semana passada, em Brasília, mais uma experiência exitosa na área da saúde. Eleito o melhor do Estado do Piauí, o trabalho “Pré-natal do Parceiro: Um caminho para o cuidado da saúde masculina”, foi apresentado para uma plateia de especialistas, durante o Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

O trabalho tem autoria da enfermeira, Alexsandra Fontes, coordenadora de Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), que abordou o processo de implantação do Pré-natal do Parceiro, como forma de conscientizar os pais sobre a importância da participação no acompanhamento da gravidez e do parto, além de estimular os homens a cuidarem da própria saúde.

Implantada em 2018, a nova política de Saúde do Homem orienta o público masculino do município de Oeiras a participar desde o planejamento reprodutivo do casal, passando pela fase do pré-natal, parto e atenção à criança, por meio da realização de exames de rotina, de testes rápidos, da atualização da carteira vacinal e da participação nas atividades educativas oferecidas nos serviços da Atenção Básica de Saúde.

O Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e a 16ª Mostra Brasil tiveram a participação de 60 representantes do Piauí, entre secretários municipais de saúde, coordenadores, técnicos e apoiadores.

A secretária de Saúde do município de Oeiras e presidente do COSEMS-PI, Auridene Freitas, destaca a importância do encontro e sua contribuição para os gestores piauienses. “Precisamos destacar a importante participação dos gestores do nosso Estado na busca de conhecimento, informação e novas propostas de trabalho para que sejam direcionadas ao fortalecimento das ações de saúde. Foram dias intensos, com seminários, oficinas, palestras e as apresentações das experiências exitosas de todo o país, onde os gestores e técnicos municipais tiveram a oportunidade de participar da troca de conhecimentos que serão, a partir de agora, fortalecidas em cada município”, ressalta Auridene, reforçando que o encontro é um importante espaço de participação de gestores e trabalhadores da saúde e promove uma farta troca das experiências entre centenas de cidades do Brasil. 

Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Oeirassaúde