Cidadeverde.com

Médico é flagrado supostamente dormindo em atendimento na UPA

Imprimir

Um vídeo, divulgado por uma paciente que não quis se identificar, mostra um médico dormindo durante um atendimento a uma criança na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Promorar, zona Sul de Teresina. O registro foi feito pela mãe por volta da meia noite do dia 4 de julho.

A mãe da menina de 10 anos procurou atendimento depois que a filha apresentou uma forte crise de tosse. Ela relatou que chegou a unidade de saúde por volta das 22h e só foi atendida às 00h depois de reclamar com o atendimento por ser a única paciente na espera.

Segundo ela, o médico estava na sala de repouso e foi chamado para fazer o atendimento. Sem examinar a criança, o profissional estaria imprimindo a receita médica quando apoiou o rosto com uma das mãos e teria começado a dormir.

A mulher disse que esperou mais de oito minutos quando desistiu e saiu da sala. Ela chegou a ser chamada pelo médico que alegou que estava esperando que a receita fosse impressa. A indignação foi tamanha que a usuária desistiu do atendimento e foi para casa com a filha.

Em nota, a Fundação Municipal de Saúde informou que tomou conhecimento da denúncia e que encaminhou o vídeo para as diretorias responsáveis para abertura de processo administrativo contra o profissional responsável pelo plantão. Em 2019, a FMS autorizou a abertura de 122 processos administrativos disciplinares. No ano passado foram abertos 546 processos.

NOTA

A Fundação Municipal de Saúde tomou conhecimento da denúncia, encaminhou vídeo para a Diretoria de Atenção Especializa e para o Diretor do UPA do Promorar abrir processo administrativo contra o profissional responsável pelo plantão. Em 2019, a FMS autorizou a abertura de 122   processos administrativos disciplinares. No ano passado (2018) foram abertos 546 processos.

Todos os atendimentos nas UPAS seguem a classificação de risco e não a ordem de chegada. Ou seja, na UPA o usuário passa primeiro pelo setor de classificação de risco. Se for classificado como grave, o usuário tem prioridade no atendimento.

A FMS informa que somente em junho de 2019, mais de 36 mil atendimentos foram realizados nas três UPAS de Teresina localizadas nos bairros Satélite, Promorar e Renascença.

 

Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais