Cidadeverde.com

Após vencer São Silvestre, etíope desafia ídolo nacional

Imprimir
A etíope Yimer Wude Ayalew não estava cotada entre as favoritas, poucos falavam dela, mas a atleta saiu vitoriosa da 84ª edição da São Silvestre, realizada na última quarta-feira. Com sobras, ela completou a prova em 51min37s, deixando a brasileira Fabiana Cristiane da Silva na segunda posição.



Após "surpreender" em São Paulo, a atleta espera alcançar neste ano o reconhecimento internacional. Para isso, ela espera disputar o Mundial de Berlim, entre 15 e 23 de agosto, mas terá de superar um dos maiores nomes do atletismo em seu país: Tirunesh Dibaba, campeã olímpica nos 5.000 m e 10.000 m.

Com 23 anos, Tirunesh foi ainda campeã mundial nos 5.000 m em 2003 e 2005, e triunfou nos 10.000 m em 2007. Ela sucedeu a irmã mais velha, Ejegayehu Dibaba, de 26 anos, que foi medalhista de prata nos 10.000 m nos Jogos de Atenas-2004. Em Pequim, Ejegayehu foi 14ª colocada na mesma prova.

As duas irmãs são companheiras de treino da vencedora da São Silvestre, e Yimer está ciente das dificuldades, mas mostra tranquilidade. "Sei que é bem difícil, mas espero muito disputar o Mundial. Treino com elas durante a semana e temos uma convivência bem legal", explicou Yimer.

A campeã da São Silvestre planeja disputar os 10.000 m em Berlim, mas terá de melhorar sua marca para conseguir uma das três vagas. Hoje, o melhor tempo da atleta é 31min06s84, que foi superado por quatro compatriotas (Tirunesh Dibaba, Mestawet Tufa, Ejegayehu Dibaba e Meselech Melkamu) apenas em 2008.

"Preciso abaixar meu tempo, mas estou bem, venho em evolução e sei que posso. Se conseguir a vaga, sonhar com medalha no Mundial é uma meta", disse a etíope, que não perde a chance de elogiar as irmãs Dibaba, suas maiores rivais. "Elas são grande atletas e muito admiradas no país", explicou.

Com o troféu da São Silvestre nas mãos, ela deixa o país neste sábado e promete voltar no final deste ano para defender o título. "Gostei muito daqui e espero voltar. Mas antes quero o Mundial", prometeu.

Fonte: Uol
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: