Cidadeverde.com

Oeiras recebe ambulância de suporte avançado do SAMU

O município de Oeiras recebeu na tarde desta sexta-feira, 12, a ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Dotado de equipamentos de alta tecnologia, o SAMU Avançado funcionará 24 horas por dia com equipes multiprofissionais de saúde, formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que irão qualificar ainda mais o atendimento de urgência e emergência em Oeiras e todo o Território do Vale do Canindé, facilitando o socorro a pacientes necessitados de serviços médicos de maior complexidade.

“A aquisição do veículo foi o primeiro passo, um passo importante para que na etapa seguinte nós possamos fazer a formação da equipe que vai atender no SAMU Avançado. A base do SAMU, que entregamos no último dezembro para a comunidade oeirense já comporta toda a estrutura para atender a demanda do veículo e dos profissionais, que estarão a postos para atender toda a população de Oeiras e todo o Vale do Canindé. Essa é mais uma ação importante para nosso município. Nosso trabalho é sempre no sentido de avançar e oferecer serviços de saúde pública de qualidade a todo o povo oeirense”, argumenta o prefeito José Raimundo.

A secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, explica que, com ambulâncias de suporte avançado, os serviços de saúde de urgência e emergência melhoram as condições de socorro imediato no município de Oeiras e no Território Vale do Canindé. “A aquisição da unidade de suporte avançado para o município de Oeiras vem a somar dentro da Rede de Urgência e Emergência (RUE) do Território Vale do Canindé, fortalecendo essa rede em toda a região de saúde, atendendo uma demanda reprimida que nós temos em casos graves de transferências que precisam ser feitas de Oeiras para nossa referência, Teresina ou Floriano. Dentro do Vale do Canindé, tínhamos funcionando esse serviço apenas no aglomerado de Simplício Mendes. Então, o município de Oeiras entendeu a necessidade de implantar esse serviço para fortalecer essas ações, dando segurança a todos os usuários do nosso município que tenham necessidade, garantindo assim a vida e qualidade na saúde de todos. Agradecemos ao senador Ciro Nogueira por estar sempre com o olhar voltado às necessidades de saúde dos nossos munícipes”, pontua Auridene Freitas.

Além da unidade de suporte avançado, a Prefeitura de Oeiras também recebeu uma nova ambulância de suporte básico para a renovação de frota do SAMU. Os recursos para aquisição dos veículos foram demandados pelo senador Ciro Nogueira, através de emenda parlamentar. O senador também proverá recursos para custear a implantação do serviço, até que seja feita a pactuação junto ao Ministério da Saúde.

“Fico muito feliz. É fruto do trabalho, dos projetos, da capacidade do prefeito Zé Raimundo. Estamos podendo realizar uma parceria jamais vista em nenhum município do Estado do Piauí. Esse aqui é um exemplo claro: poucas cidades do Piauí têm o suporte avançado e Oeiras está ganhando hoje. Estamos com a estrutura do SAMU montada e mais um outro veículo para renovação da frota e isso tudo é fruto do trabalho do prefeito Zé Raimundo. Estamos presenciando uma conquista do povo de Oeiras”, comenta o senador Ciro Nogueira.

No final de junho, o prefeito Zé Raimundo e a secretária Auridene Freitas estiveram reunidos com o secretário estadual da Saúde, Florentino Neto, discutindo a pactuação por meio do cofinancimento referente à habilitação do novo serviço do SAMU. No encontro, ficou acordado que o Estado demandará recursos advindos de emenda de custeio do senador Ciro Nogueira para financiar a abertura do SAMU avançado até o mês de dezembro deste ano, tempo necessário para que seja feita a pactuação junto ao Governo Federal.

Além do prefeito Zé Raimundo, a entrega das ambulâncias contou com a presença do deputado estadual Bessah; do coordenador estadual de Fomento à Irrigação e líder político, B.Sá; do secretário municipal de Administração e Planejamento, Luiz Nunes; e da liderança política de Oeiras, Fatinha de Doutor.

SAMU de Oeiras realizou quase mil atendimentos no primeiro semestre

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) tem como objetivo socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados a unidades que prestam serviços de urgência ou emergência, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), para atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou mesmo a morte. Por meio do número 192, a Central de Regulação Médica, o SAMU de Oeiras realizou um total de 988 atendimentos, entre janeiro e junho de 2019.

Em dezembro do ano passado, o prefeito Zé Raimundo inaugurou a sede permanente do SAMU em Oeiras, a obra em que foram investidos cerca de R$ 442 mil, advindos de recursos próprios do município. O prédio está situado próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e ao Hospital Regional Deolindo Couto, uma localização estratégica, que permite maior eficácia assistencial e facilita o acesso das equipes aos locais de ocorrências em todas as regiões da cidade, dando mais celeridade ao atendimento prestado pelo serviço, que funciona ininterruptamente para garantir socorro à população oeirense.

 Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais