Cidadeverde.com

Castelo do Piauí: 3ª edição do Canyon Fest Poti destaca ecoturismo e música

Imprimir

As belezas naturais do sertão piauiense serão o destaque do III Canyon Fest Poti, que será realizado nos próximos dias 2, 3 e 4 de agosto em Castelo do Piauí. O evento teve seu lançamento nesta terça-feira (23), no Palácio de Karnak, e contou com a presença do governador Wellington Dias, da vice-governadora Regina Sousa, do secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo, do prefeito de Castelo José Magno Soares, além de autoridades do município e do estado. Segundo a organização, a perspectiva é que o município receba de 20 a 25 mil turistas por dia, durante o festival.

O prefeito de Castelo, José Magno Soares, destaca que o evento movimenta a economia da cidade e geram renda para a população local. “Estamos na terceira edição do Canyon Fest Poti, mas na verdade, somando com o Cachaça Fest, que acontecia anteriormente, já estamos na 15ª edição. Esse ano, temos uma programação bem vasta, com várias atrações nacionais, trilhas para caminhadas e destaque para o ecoturismo. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer o Cânion do rio Poti, um local fascinante; a Pedra do Castelo, que deu origem ao nome da cidade; o Pico dos Andrés e suas formações rochosas; o Forró do Seu Antônio, que será realizado na fábrica da cachaça Mangueira e onde as pessoas podem degustar a nossa cachaça e provar da nossa culinária.  Também há as oportunidades de negócios durante esses dias”, enumerou.

O governador Wellington Dias destacou a importância do evento e ressaltou o seu compromisso em investir no parque ecológico do Cânion do Poti a fim de elevar a qualidade do turismo na região. “O festival é uma forma alegre de se chamar a atenção para uma região com grandes oportunidades de investimentos na área do turismo e da mineração. Vamos agora, por meio de um decreto, garantir uma área de conservação para o parque, onde está localizado o Cânion do rio Poti, que dá o nome ao festival. Temos ainda na região 25 cachoeiras belíssimas e queremos que as pessoas vão conhecer, fazer negócios e festejar”, afirmou o chefe do executivo.

A vice-governadora, Regina Sousa, reiterou a importância dos eventos que enaltecem a cultura piauiense. “Já temos em nosso calendário todos esses festivais e romarias que são tradicionais e estão crescendo a cada ano e que precisam ser divulgados. Começamos só com o Festival de Inverno de Pedro II e agora temos eventos em vários lugares: em Bom Jesus, em Oeiras, Castelo e assim vamos criando um circuito turístico no estado que é o que precisamos para alavancar a economia e divertir nosso povo por meio da nossa cultura”, declarou.

“O Canyon Fest Poti divulga o cânion do rio Poti para o mundo. É um local de beleza exuberante e que poucas pessoas, mesmo as do Piauí, conhecem. O evento contribui com essa divulgação, tanto que hoje recebemos turistas da Argentina, Estados Unidos, Europa. Então, em parceria com o Governo do Estado, com a Secretaria de Cultura, Secretaria de Turismo e com o Sebrae, a gente vem trabalhando e divulgando o cânion do rio Poti e a Pedra do Castelo, que são produtos para o mundo”, frisou o prefeito José Magno.

“O evento tem a intenção de firmar a importância que tem a cidade de Castelo e aquela região, por conta da própria Pedra do Castelo, do cânion do Poti, que hoje é uma atração que já transpassou todos os muros do Piauí. Hoje, inclusive, com visibilidade internacional, é uma região de muitas cachoeiras, de riquezas naturais muito bonitas. A ideia do festival é justamente ressaltar nossa potencialidade cultural e turística que tem a região, no sentido de que isso seja valorizado para que todo esse potencial possa ser transformado em melhoria e qualidade de vida para a população”, afirmou o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo.

Música
Além do ecoturismo, que tem destaque no cânion do rio Poti e na Pedra do Castelo, o evento contará com shows de três atrações nacionais já confirmadas: a sertaneja Paula Fernandes, o cantor Paulo Ricardo e Walkyria Santos. Atrações locais e regionais também farão parte da programação, além de outras apresentações culturais.

Investimentos

Durante o lançamento do festival, o governador Wellington Dias destacou investimentos que estão sendo realizados na região de Castelo. “Temos investimentos em parceria com o Governo do Ceará, na execução da obra da estrada que liga Buriti dos Montes em direção a Crateús, com previsão de conclusão para 2020. É uma rodovia complexa, porque tem uma serra muito elevada. Tanto o governador Camilo Santana está fazendo investimento vindo de Crateús em direção ao estado do Piauí e agora autorizei a retomada para concluir um trecho de Buriti dos Montes, em direção a Crateús. Isso vai fazer uma diferença muito grande na integração entre os dois estados, além de fortalecer o comércio e os serviços. Vamos investir também no aeródromo de Castelo, fazer a recuperação da estrada em direção à cidade de São Miguel do Tapuio e a Pimenteiras; investimentos na área da agricultura, caprinos, ovinos e cana de açúcar, que desperta indústrias de produção de cachaça e isso tudo fomenta o comércio”, elencou.

Fonte: Ccom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais