Cidadeverde.com

Solenidade marca início do combate à dengue em 2009

Imprimir
A Prefeitura de Teresina através da Fundação Municipal de Saúde irá promover segunda-feira (5) uma solenidade que marcará a abertura dos trabalhos de combate a Dengue para o ano de 2009. A FMS iniciará o diagnóstico de infestação por mosquitos adultos por meio das armadilhas - Adultraps e o Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegpti – LIRA. O evento acontecerá na praça da Bandeira, Teatro de Arena, a partir das 8h30.
 

A cidade foi dividida em 29 estratos. Esses estratos são aglomerados de bairros com 8 a 12 mil imóveis. Quando um agente de endemia inicia um trabalho em um determinado estrato, ele sorteia as casas onde serão instaladas as armadilhas e a cada cinco imóveis, um é investigado.
 
De acordo com a coordenadora de ações assistenciais da FMS, Dra. Amaríles Borba, o apoio da população é muito importante para eliminar o risco de uma epidemia de Dengue em Teresina. "É nesse momento que a população ajuda reforçando os trabalhos da Fundação, apoiando o trabalho dos agentes, permitindo que a pesquisa seja realizada nas casas que são sorteadas e praticando as informações recebidas", disse.
 
Essa pesquisa é realizada bimestralmente perfazendo um total de seis ciclos durante o ano. Neste mês de janeiro a FMS está iniciando o primeiro ciclo de 2009. São dez dias para o levantamento dos dados a cada pesquisa sendo que o restante do tempo é dedicado aos trabalhos de prevenção e controle, somando 15 dias destinados a ação de controle da doença.
 
A cada dois meses cerca de 12.000 imóveis de Teresina são visitados pelos agentes de endemias para a instalação das armadilhas e nas visitas de rotina esse número atinge cerca de 260 mil imóveis. A FMS dispõem de 4.050 armadilhas, 40 aspiradores grandes e 240 aspiradores pequenos adquiridos para executar as ações do Projeto Piloto de Prevenção e Combate a Dengue. 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: