Cidadeverde.com

Prefeitura rebate Estado sobre transferência de doentes para HUT

Imprimir

A Prefeitura de Teresina em nota à imprensa rebateu as declarações do governo do estado de que o número de transferências de pacientes dos hospitais interioranos para o Hospital de Urgência de Teresina diminuíram consideravelmente. Um levantamento feito pela PMT entre janeiro e setembro de 2008 afirma que 48,43% das internações realizadas no HUT são de pacientes do interior do Piauí e Maranhão.

 

Segundo dados do hospital, Levando-se em conta apenas os pacientes do Piauí e Maranhão, das quase 367 mil internações, 226.099 (51,57%) são de pacientes de Teresina, enquanto quase a metade vem dos municípios do interior. Os recursos despendidos para o atendimento são de pouco mais de R$ 40 milhões, dos quais R$ 17.139.014,27 foram gastos no atendimento de pessoas de fora da capital piauiense.
 

 

A PMT ressaltou que a situação é preocupante e que está conversando com os governos do Piauí e Maranhão e dos gestores dos municípios para tentar minimizar a migração de pacientes. Segundo a prefeitura, a deficiência no quadro de pessoal do HUT está ligada à não transferência de profissionais do HGV, que seriam 527, quando foram deslocados apenas 220 funcionários para o hospital municipal, segundo a nota.

 

Entre os municípios que mais enviam pacientes para o HUT estão Timon (MA) com 18.133 internações, o que corresponde a 4,14% do total; Caxias (MA) com 4.953 (1,13% das internações); José de Freitas (PI), com 4.808 (1,10%) e União com 4.745 (1,08%).
 
Confira a lista completa das cidades aqui.
 
Leia também:
 
Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: