Cidadeverde.com

Bebê com doença degenerativa é batizada no HUT

Imprimir

Foto: Ascom / HUT

A pequena Allana Maryah, de apenas um ano e seis meses, foi batizada essa semana na Clínica Pediátrica do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). O batizado foi realizado pelo Frei Cícero, da Paróquia Nossa Senhora da Paz. A celebração foi um pedido da família.

Quando chegou ao HUT, Allana ficou internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) durante quatro meses. Após ter seu quadro de saúde estabilizado, foi transferida para Clínica Pediátrica do HUT, onde se encontra internada há seis meses. Allana sofre de uma doença degenerativa de origem genética conhecida como Atrofia Muscular Espinhal. Como a doença compromete a capacidade respiratória, o bebê depende do respirador artificial 24 horas por dia.

A família é da cidade de Elesbão Veloso, 171 km de Teresina. A mãe Andressa de Sousa, disse que solicitou o batizado porque a filha não tem previsão de alta, e que estão aguardando o momento de poder voltar para casa. “Já solicitamos à Secretaria de Saúde da nossa cidade o apoio para podermos levar minha filha para casa. Estamos aguardando”, disse a mãe.

O Frei Cícero falou sobre a importância do batismo: “Esse é um momento muito especial. O batismo conduz a Deus. Com certeza Deus irá guiar os passos dessa nova cristã”, comentou.

A gerente de enfermagem da Pediatria, Carla Janaína, disse que momentos como esse tornam a assistência ainda mais humanizada. “Esse tipo de ação contribui para a melhora no nível de confiança das famílias com relação as equipes. Além disso, ajuda a aumentar a interação entre os pacientes e seus familiares e contribui para melhorar o processo de recuperação das crianças”, disse Carla.

Crianças atendidas

O HUT é um hospital gerido pela Fundação Municipal de Saúde, que oferece atendimento de urgência e emergência pediátrico 24 horas por dia. Em 2018, o HUT realizou 6.372 atendimentos de crianças entre 0 e 12 anos. Somente este ano, o HUT atendeu 3.740 crianças de 0 a 12 anos de idade. Dentre esses atendimentos, os motivos que mais registraram entrada foram: queda, com 896 atendimentos, mal súbito, com 548, e acidente de trânsito, com 268.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais