Cidadeverde.com

Trabalhador já pode se aposentar em trinta minutos

Imprimir

A partir desta segunda-feira (5), as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começaram a conceder em 30 minutos, aposentadorias por idade aos trabalhadores urbanos, com reconhecimento automático de direitos.

Pode requisitar a aposentadoria apresentando somente a carteira de identidade, o trabalhador homem que tenha 65 anos e a mulher com 60 anos. Outra novidade é que as contribuições do INSS têm de estar em dia a partir de 1976. Antes era de até 1994. Para solicitar a aposentadoria tem de ser através de agendamento, nas agencias e também pelo telefone 135.
 

De acordo com Antônio Francisco da Silva, chefe da agência Alcino Junior, no centro de Teresina, antes a pessoa que ia solicitar o beneficio, esperava 45 minutos para ser atendida e agora através do decreto do dia 30 de dezembro, todo o procedimento acontece em 30 minutos e a pessoa já sai com a carta de aposentadoria na mão.

“Esse decreto veio facilitar a vida do contribuinte e também para o funcionário que faz o atendimento de forma mais rápida”, garantiu Antônio Francisco.

Em média, por agência no Piauí, são feitos 18 aposentadorias entre urbana e rural e todo dia são abertas 50 vagas para beneficio em geral como licença maternidade, dentre outros.

Em Teresina, dois trabalhadores agendados para hoje não obtiveram o beneficio, pois estavam com a documentação incompleta. Eles receberam orientação e vão remarcar a solicitação de aposentadoria.


Flash de Záira Amorim (do centro de Teresina)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: