Cidadeverde.com

Wellington Dias alerta Firmino: "HUT não pode limitar atendimento"

Imprimir
Durante entrevista coletiva nesta segunda-feira (5), o governador Wellington Dias fez um alerta para a Prefeitura de Teresina e disse que o Hospital de Urgência Doutor Zenon Rocha - HUT - não pode deixar de receber pacientes. O recado foi para o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Firmino Filho, que defendeu um limite de acesso a pacientes do interior por meio de marcação antecipada das consultas.
 

 
Segundo Wellington, é regra do Sistema Único de Saúde - SUS - que o setor público não pode deixar de receber pacientes. Ele defendeu que, para o inchaço de pacientes no Pronto Socorro, seja implantado o Cartão SUS com uma central de compensação para pagamento dos pacientes de fora. Outra medida é a implantação de centrais de marcação de atendimento em Floriano, Picos, e Parnaíba, que já está em andamento.
 
No tom de seu discurso, Wellington deixou claro que não quer briga com a Prefeitura e prefere trabalhar para resolver os problemas. Ele disse que esteve reunido hoje com o secretário de Saúde, Assis Carvalho, e recomendou a manutenção da parceria com os administradores tucanos na capital. "Vamos continuar com a parceira, trabalhando de forma madura para que não haja disputa de qualquer ordem. O que está em jogo são vidas humanas", declarou.
 

 
O governador voltou a afirmar que o sistema de saúde do Estado está visivelmente melhor, em especial pela redução da taxa de mortalidade de adultos e crianças em todas as regiões.
 
Yala Sena (flash do Palácio de Karnak)
Fábio Lima (da Redação)
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: