Cidadeverde.com

Meta da EJA é cadastrar 100 mil inscritos

Imprimir

O Secretário da Educação e Cultura do Estado, Antônio José Medeiros, relatou nesta terça-feira(06), durante reunião na Seduc, que a meta para as matrículas da Educação de Jovens e Adultos para 2009 é dobrar o número de alunos em todo o Estado, numa expectativa de 100 mil inscritos. As matrículas podem ser feitas até o dia 16 deste mês de janeiro.

De acordo com o secretário, já estão cadastrados no EJA, cerca de 50 mil pessoas "Queremos com essa meta reduzir os índices de analfabetismo existentes no estado, vamos chegar onde os alunos estão, e tentar atrair o máximo de alunos possíveis. O EJA é umas das prioridades da Secretaria da Educação em 2009, queremos atingir estas pessoas que não têm tempo para estudar, que trabalham, adultos que não terminaram os estudos", afirma o Medeiros.

O Secretário relatou ainda que a EJA, no Piauí surgiu para reverter a situação da exclusão social daqueles que não tiveram acesso à educação básica na idade própria. A EJA atende jovens de todos os municípios piauienses, é uma alternativa de ensino que busca responder às especificidades próprias dos jovens e adultos que precisam associar o tempo de trabalho com o da escola.

São clientes da EJA jovens e adultos com 15 anos ou mais pra matrícula no Ensino Fundamental – 18 anos ou mais pra matrículas no Ensino Médio. O ensino  é feito através de forma presencial com segmentos I e II estruturados em quatro etapas. Cada etapa corresponde a um ano letivo: Segmento I,  abrange a primeira e segunda etapa do ensino fundamental que correspondem 1ª e 4ª séries com presença obrigatória dos alunos na sala de aula.

O segmento II abrange a 3ª e 4ª etapas de ensino fundamental que corresponde 5ª a 8ª séries com presença obrigatória dos alunos na sala de aula. No semipresencial há oferta de ensino através de estudos de disciplinas organizadas em módulos que compõem a organização curricular do ensino fundamental (segmento II- 5ªa 8ª séries) e ensino médio da educação básica, com momentos presenciais individuais e coletivos. O atendimento ao educando é personalizado. Os professores estão aptos e disponíveis para atendê-los no horário de funcionamento de cada instituição de ensino semipresencial.

Das 800 escolas estaduais em todo o Estado, cerca de 400 trabalham com EJA. Mas esse ano, onde a demanda necessita e onde tiver sala de aula ociosa o programa vai funcionar.
 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: