Cidadeverde.com
Viver Bem

Quais alimentos que não podem faltar no seu café da manhã?

Imprimir

Foto: Divulgação Bio Mundo

Após uma longa noite de sono, o corpo precisa recuperar os nutrientes perdidos durante o repouso. O café da manhã tem o importante papel de quebrar esse jejum prolongado e dar a energia necessária para as primeiras horas do dia.

Porém, comer qualquer coisa no café da manhã e achar que está pronta para encarar o dia não é suficiente. De acordo com a nutricionista Ellen D’arc, a escolha de uma alimentação matinal adequada e balanceada é essencial para tirar o melhor proveito da primeira refeição diária.

“Selecionar representantes de diferentes grupos alimentares fará toda a diferença. Fibras, proteínas e produtos integrais são excelente opções para compor o café da manhã, mas evite os exageros”, destaca a especialista.

Aproveite a variedade das fibras

Em grandes quantidades nas frutas, cereais e grãos, as fibras trazem grandes benefícios para o organismo das pessoas. A nutricionista explica que o consumo diário ajuda a reduzir o colesterol, controlar a glicemia, proporcionar maior saciedade e auxiliar no funcionamento intestinal.

“Incluir as fibras no seu café da manhã vai trazer saúde e uma maior variedade de sabores para a sua mesa. Opte por frutas in natura e sucos naturais, itens integrais e cereais sem açúcar, na hora de compor a refeição”, completa.

Carboidratos também são bem vindos

Principal fonte de energia para o corpo humano, os carboidratos são opções importantes para o café da manhã. “Pães e bolos podem ser consumidos, mas dê preferências para os integrais, que são mais saudáveis, fonte de fibras e evita picos de insulina”, explica Ellen.

Além das frutas, que podem ser enriquecidas com chia ou aveia, por exemplo.

Não esqueça as proteínas

Um grupo de alimentos que não pode faltar no cardápio do café da manhã são as proteínas. “Ótimos representantes desse grupo de aminoácidos são os ovos, queijos magros, leite e castanhas. Auxiliam na produção de anticorpos, transporte de oxigênio, importante para a manutenção da massa muscular, além da produção de hormônios”, destaca.

“Incluir esses grupos nutricionais no café da manhã, vai ajudar a dar um start no dia de forma saudável, preenchendo toda a necessidade nutritiva que o corpo precisa. Aproveite para organizar alguns alimentos na noite anterior, como picar frutas e preparar os sucos”, completa a nutricionista.

 

redacao@cidadeverde.com

Imprimir