Cidadeverde.com

Carta de Teresina vai focar no momento econômico do país, diz governador

Imprimir

Foto: Roberta Aline / Cidadeverde.com

O governador Wellington Dias (PT) participou da abertura do Seminário Aberto MBA PPP e Concessões. Durante o evento, ele falou sobre o encontro do Consórcio do Nordeste que ocorre hoje (21) em Teresina. Wellington antecipou o conteúdo da Carta de Teresina, que será lançada ao final do encontro. Segundo ele, o documento focará nas questões econômicas enfrentadas pelos Estados nordestinos.

"A Carta escreve e trata sobre o que vamos aprovar no encontro. Certamente, nossa preocupação é com a economia. O mês de agosto sinaliza uma situação delicada. O país imaginava crescer no ano de 2019 algo como 3.5%, e hoje deve ser 0.8%. O FPE caiu 25% em relação ao ano passado", disse.

Para o governador, os governadores focarão nas pautas do pacto federativo. Segundo ele, os governadores conseguiram um avanço com a manifestação do ministro da Economia, Paulo Guedes, que já avalia distribuir os royalties do petróleo. 

"É  um momento importante para o Nordeste. Tivemos em São Paulo e apresentamos, em um evento com empresários, as oportunidades de investimentos na região. Depois fizemos apresentação e seguimos em Brasília com o Congresso Nacional. Ficou acertado que em 65 dias teremos votação da pauta federativa. Além da parte da Previdência, da Reforma Tributária, que já tramitam, a regularização da área de gás e petróleo. O ministro Paulo Guedes foi ao Congresso e bateu o martelo favorável a uma área de modificação e aceitou fazer a partilha do royalties. Isso tem a ver com a cobertura do déficit da Previdência", destacou.

Foto: Roberta Aline / Cidadeverde.com

O governador defendeu a importância do Consórcio para o desenvolvimento do Nordeste.

"Vamos ter a oportunidade de tratar, com a representação da Câmara, países árabes que querem agenda. Tem a Câmara da América e a Europa. Temos a China com a possibilidade de uma representação por meio de um escritório. Vamos ter a oportunidade de receber projetos e aprovar. Área da segurança, da defesa animal, na áreas da saúde com médico pelo Nordeste. O consórcio se cristaliza como instrumento moderno e eficiente", disse.

Lídia Brito
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais