Cidadeverde.com

Vale do Rio Doce vai se instalar definitivo em Capitão Gervásio

Imprimir
O níquel descoberto na região de Capitão Gervásio Oliveira, sul do Estado, deverá ser vendido para todo o Brasil e exportado para outros países. Desde a assinatura de decreto do governador Wellington Dias no ano passado, a companhia Vale do Rio Doce trabalha para a instalação definitiva da usina mãe de exploração do minério no Piauí. O Governo aguarda o cronograma de atividades da empresa em 2009, que poderá definir quando os esperados empregos na região serão gerados.
 
De acordo com o gerente de assuntos estratégicos do Governo, Jorge Lopes, as pesquisas na região continuam na fase de resultados para elaboração do projeto definitivo da usina mãe. Esses dados conclusivos irão indicar a qualidade do minério e de que forma ele poderá ser explorado. "O níquel é um minério muito utilizado no mundo todo, e certamente o que for explorado no Piauí será usado no Brasil e em outros países", disse Lopes.
 
Em junho do ano passado, a Comissão de Incentivo Fiscal aprovou parecer que prevê a instalação da usina com investimentos de R$ 1 bilhão e 200 milhões, concedendo 15 anos de incentivo fiscal em troca de 500 empregos diretos e 1.300 indiretos. Com a usina piloto funcionando, já foi possível saber que o níquel descoberto no Piauí poderia ser explorado. Com isso, os benefícios à população começaram a chegar.
 
Atualmente, a Vale trabalha nos projetos de infra-estrutura, fornecimento de energia elétrica e de água para a nova usina. O novo cronograma, que será entregue no fim de janeiro ao Governo, a execução desses projetos deverá ser definida. A companhia também já entrou com projeto de impacto ambiental na Secretaria Estadual de Meio Ambiente, e por meio da Fundação Vale, vai construir um centro de formação profissional para capacitar a população da região. Hoje, 90% das pessoas que trabalham na empresa são piauienses.
 
 
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: