Cidadeverde.com

Pesquisa Nacional de Saúde vai ouvir mais de 3 mil domicílios no Piauí

Imprimir

Foto: Analice Borges/Cidadeverde.com

Tiago Vieira, coordenador estadual de Pesquisa em Saúde do IBGE.

A segunda edição da Pesquisa Nacional de Saúde vai ouvir 3.105 domicílios em 74 municípios  piauienses. A nova coleta de amostra pretende traçar um panorama da saúde dos brasileiros e é aplicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em entrevista à TV Cidade Verde nesta segunda-feira (26), Tiago Vieira, coordenador estadual de Pesquisa em Saúde do IBGE, explicou que a última amostra foi feita em 2013 e que os novos dados deverão atualizar o diagnóstico em saúde dos brasileiros. 

“Vai subsidiar o poder público para financiar políticas na área da saúde. Uma pesquisa dessa envergadura vai trazer um inquérito administrativo para os investimentos em saúde nos próximos anos”, destacou. 

Com a participação de 11 agências do IBGE no interior e uma na capital, a pesquisa é composta por 24 questionários, 11 módulos para todos os moradores do domicílio e vai selecionar um morador com acima 13 anos de idade para um questionário mais aprofundado sobre acidentes, estilo de vida, saúde bucal, atenção primária e infecções sexualmente transmissíveis.

Os agentes de coleta coordenados por funcionários efetivos do IBGE utilizaram um aparelho com um aplicativo para o registro dos dados e estarão uniformizados com colete do instituto. Foram investidos cerca de R$ 21 milhões para a realização da pesquisa.

Antropometria

Além dos questionários gerais, a pesquisa deve medir informações relacionadas à nutrição da população, coletando dados sobre a obesidade como fator de risco. “Vamos medir e pesar alguns moradores em domicílios selecionados”, adiantou o coordenador do IBGE no Piauí.

Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais