Cidadeverde.com

Prefeitura anuncia 3º turno nas UBSs e garante 100% da atenção básica

Imprimir
  • Untitled-11.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-10.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-9.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-8.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-5.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Untitled-1.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • Otavio-DVilla-diretor-do-ministeriosaude-roberta.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com

Teresina atingiu 100% da cobertura de Atenção Básica. A informação foi dada pelo prefeito Firmino Filho, durante uma reunião para discutir políticas para o tema, que acontece na manhã desta quinta-feira(29) no auditório da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Ele anunciou ainda iniciará o terceiro turno em Unidades Básicas de Saúde (UBSs). 

De acordo com o prefeito, o número se deve à gestão que investe 35% do seu orçamento em saúde. A cidade conta atualmente com 90 UBSs.  

Firmino diz que a atenção básica é um programa federal, mas feita com recursos municipais e os municípios teriam dificuldades financeiras para cobrir essas despesas. 

"O governo banca 32%, os municípios 62% e estado 6%. São iniciativas importantes como a questão do terceiro turno e queremos implantar nas UBSs mais distantes, como Irmã Dulce e no Planalto Uruguai. Já negociamos como isso será feito. O desafio é o financiamento ", afirmou. 

O secretário Charles da Silveira afirma que os resultados da cobertura completa da Atenção Básica são frutos do trabalho feito pela FMS.

"Nossos servidores fazem um trabalho permanente e de muitos anos. Desde os anos 1990, temos a estratégia de saúde da família. 100% do território de Teresina está contemplado. Fazemos um estudo para planejar o terceiro turno. Com recursos próprios da Fundação. Vamos fechar esses recursos para ter jornada ampliada para 60 horas", disse.

A Prefeitura conversa com o Ministério da Saúde para discutir ampliação do atendimento da saúde básica.

"Vamos fechar esses estudos com representantes do Ministério da Saúde. É uma jornada ampliada de 60 horas. Vamos oferecer aos servidores o segundo turno. Fizemos um processo seletivo e temos profissionais qualificados", destacou Charles.

O evento contou com a presença do diretor da Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Otávio Pereira D'ávilla. Ele destaca mudanças realizadas no governo Bolsonaro.

"Estamos levando aos estados, as novidades da atenção primária. O ministro diz que esta é a prioridade. É uma mudança orçamentária com responsabilidade. Vamos mudar para que a saúde fique mais perto das pessoas. Com oferta de serviços essenciais como a vacinação. É estender o horário para melhorar a saúde das pessoas. Temos o projeto Médico pelo Brasil que melhora o Mais Médico", disse.

 


Lídia Brito 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais