Cidadeverde.com

Polícia Federal recolheu apenas 168 armas de fogo no Piauí

Imprimir
Durante entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (8), o superintendente em exercício da Policia Federal no Piauí, Felício Laterça, considerou inexpressivos os números resultantes da campanha de desarmamento no Estado.
 
Felício Laterça, superintendente da PF

De acordo com Felício, durante os dois meses da campanha (novembro e dezembro), em Teresina, 2.225 pessoas (físicas e jurídicas) regularizaram armas. Outras 168 armas foram recolhidas e 238 pessoas que trabalham em empresas de segurança fizeram o registro das armas. Em Parnaíba, 79 armas foram regularizadas.

“Devido ao baixo número de armas entregues e regularizadas, quero alertar a população que agora as pessoas estão cometendo o crime de posse ilegal de arma e que apesar da campanha ter terminado, a entrega continua. Ela será feita de forma permanente”, explicou o superintendente.

Até 31 de dezembro, foi à data limite para ter autorização em transito (regularizar) e depois a pessoa ainda possui mais 90 dias para entregar a documentação da arma.

Felício Laterça afirmou que não tem o número exato de armas existentes no Piauí, pois ainda não obteve os dados junto a Secretaria Estadual de Segurança. O superintendente falou também que nos últimos 15 dias da campanha (de 16 a 31 de dezembro) houve uma maior entrega de armas por parte da população.
 
A pena para quem tiver arma irregular é de 1 a 6 anos de prisão. A proibição é dividida em armas de uso permitido e restrito. Para armas de uso permitido (revólveres, espingardas) a pena é de 1 a 3 anos de prisão e para o uso restrito (armas de segurança pública e forças armadas), pena de 3 a 6 anos. A indenização para quem entrega sua arma é de R$ 100 a R$ 300 dependendo do calibre.


Flash de Záira Amorim (direto da sede da Polícia Federal)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: