Cidadeverde.com

Ministro visita pela 1ª vez Serra da Capivara: "grande potencial adormecido"

  • mis.jpg Twitter/Ministério do Turismo
  • minsitro.jpg Twitter/Ministério do Turismo
  • ministro_tuis.jpg Twitter/Ministério do Turismo
  • ministro_t.jpg Twitter/Ministério do Turismo

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, esteve em São Raimundo Nonato, no Sul do Piauí, nesta quinta (29). O gestor conheceu pela primeira vez o Parque Nacional da Serra da Capivara e o classificou como "um grande potencial que permanece adormecido".

Dentre as medidas já analisadas pelo ministro, ele citou a necessidade de uma maior circulação de voos no aeroporto do município que, segundo Marcelo Álvaro, possui boa estruturada. Além disso, o ministro destacou a melhoria do setor hoteleiro e o fortalecimento da rota turística. 

O ministro ressaltou que dentro de 15 dias irá encaminhar equipes do Ministério do Turismo (MTur) para fazer um levantamento de todas as necessidades da região. Assim, identificará como melhor estruturar e promover a Serra da Capivara. 

O Parque Nacional Serra da Capivara tem vestígios da presença do homem nas Américas datados de 48 mil anos; e possui a maior concentração de sítios arqueológicos das três Américas. Em 1991, a Unesco reconheceu esse parque como Patrimônio Cultural da Humanidade. 

Marcelo Álvaro se encontrou com a arqueóloga Niède Guidon, presidente da Fundação Museu do Homem Americano, que atua na preservação do parque.  Eles também participaram de uma reunião fechada com alguns parlamentares piauienses que acompanharam o gestor. Dentre eles, a deputado federal Margarete Coelho, o senador Ciro Nogueira - ambos do Progressistas, o senador Marcelo Castro (MDB) e o deputado federal Flávio Nogueira (PDT). 

"A gente precisa transformar esse enorme potencial turística aqui na Serra da Capivara em resultados práticos no sentido de trazer um número infinitamente maior de turistas para conhecer essa maravilha, que é um patrimônio mundial reconhecido pela Unesco. É um grande potencial que permanece adormecido. O Brasil e o mundo precisam conhecer esse grande patrimônio", comentou o ministro, que também visitou o Museu do Homem Americano. 


Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais