Cidadeverde.com

Trabalho por conta própria alcança recorde de 24,227 milhões de pessoas, diz IBGE

Imprimir

Foto: Pixabay / reprodução gratuita

O trabalho por conta própria alcançou um contingente recorde de 24,227 milhões de brasileiros no trimestre encerrado em julho, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), iniciada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em apenas um ano, o trabalho por conta própria ganhou a adesão de 1,192 milhão de pessoas. Em um trimestre, foram 343 mil trabalhadores a mais nessa condição.

O trabalho sem carteira assinada no setor privado também cresceu, para um recorde de 11,658 milhões de ocupados nessa situação. O emprego sem carteira no setor privado aumentou em 619 mil vagas em um ano. Em um trimestre, foram 441 mil trabalhadores a mais.

A população ocupada totalizou 93,584 milhões de trabalhadores no trimestre encerrado em julho. O mercado de trabalho abriu 10 mil vagas com carteira assinada no setor privado em relação ao trimestre terminado em abril. Na comparação com o trimestre encerrado em julho de 2018, foram criados 233 mil vagas formais no setor privado.

O setor público abriu 251 mil vagas em um trimestre, o trabalho doméstico absorveu mais 132 mil pessoas em um trimestre.

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais